Conferência internacional sobre integridade e combate à corrupção tem participação do governo de RO | Tudo Rondônia

O evento contou com a presença de representantes de várias controladorias estaduais, palestrantes de renome nacional e internacional, e membros da OCDE.

A Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE) participou nos dias 2 e 3 de abril da 1ª Conferência Internacional de Integridade Pública, organizada pela CGE de São Paulo. O evento ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e teve como objetivo fortalecer a cultura de integridade na administração pública e ampliar o combate à corrupção, reunindo representantes de diversas controladorias estaduais, especialistas convidados e membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Conferência abordou diversos temas, entre eles:

  • Conflito de interesses;
  • Regulamentação do lobby;
  • Proteção dos denunciantes (whistleblowers);
  • Transparência e estratégias de combate a fraudes e corrupção.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a relevância da participação do estado em eventos desse tipo, que são fundamentais para o progresso das políticas públicas de integridade. “Fortalecer a cultura da integridade é aumentar a confiança da população nas instituições públicas. Acreditamos que apenas através da ética, responsabilidade e transparência podemos construir um estado mais justo e preparado para os desafios do presente e do futuro, e esse evento nos conecta a essa missão”, afirmou.

PROIN

A presença da CGE representando Rondônia reafirma o compromisso com a melhoria contínua do Programa de Integridade (Proin), que já está implementado em 100% das unidades gestoras do governo estadual. O foco do programa é prevenir irregularidades, promover a ética no setor público e orientar os gestores sobre as melhores práticas de governança.

No decorrer da Conferência, também foram discutidos tópicos como autorregulação, incentivos para denúncias, inovação na integridade pública e o estado da integridade nos países membros da OCDE. Destacaram-se as contribuições do ex-diretor da Agência Francesa Anticorrupção (AFA), Charles Duchaine, e do analista de políticas públicas da OCDE, Frédéric Bohem.

APrimoramento das Ações

Para Luiz Afonso Floriani, controlador-adjunto da CGE que representou o estado no evento, a Conferência foi uma oportunidade estratégica para aprimorar as ações existentes. “Nossa participação trouxe uma visão atualizada sobre boas práticas, desafios e soluções que são aplicadas em diferentes contextos, incluindo o cenário internacional”, observou.

Essa iniciativa está em linha com o compromisso do governo de Rondônia em estabelecer uma gestão pública cada vez mais íntegra, eficiente e dedicada aos princípios da ética e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.