Na noite de 30 de abril de 2025, em Porto Velho, ocorreu a cerimônia de transição da direção da Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia. O tenente-coronel PM Renato Acácio Canhoni Suffi passou o comando para o tenente-coronel PM Cícero Rodrigues da Silva. Durante o evento, também foi concedida a Medalha Mérito da Comunicação Social, que anualmente homenageia personalidades e instituições civis e militares que contribuíram significativamente para a comunicação social da Corporação.
O governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha, ressaltou a importância da parceria entre a Comunicação Social da Polícia Militar e os meios de comunicação. Essa colaboração é fundamental para disseminar informações precisas, garantindo à sociedade acesso a notícias que impactam a segurança pública. A interação entre a PM e a mídia fortalece a transparência e a credibilidade da corporação, gerando benefícios reais para a população, que se torna mais informada e esclarecida.
O comandante-geral da PM, coronel Regis Braguin, expressou seu compromisso em integrar a comunicação entre a Polícia Militar e a Imprensa, em consonância com as diretrizes do governador. Ele enfatizou que essa troca de direção representa não uma mudança, mas uma continuidade de esforços em direção à transparência e à informação na PM.
O novo comando da PM busca estreitar laços com a imprensa, tanto local quanto nacional. “Não devemos temer, mas sim contar com a imprensa ao nosso lado para promover informações de qualidade”, afirmou. Ele também elogiou o tenente-coronel PM Suffi, destacando suas contribuições dinâmicas e versáteis.
Os números da atuação da corporação foram apresentados: no último ano, mais de 77 mil pessoas foram abordadas, com mais de 20 mil prisões em flagrante e mais de duas mil armas apreendidas, além de mais de 1.100 delinquentes retirados das ruas.
O tenente-coronel PM Renato Suffi, em sua despedida, expressou gratidão ao Comandante-Geral, coronel PM Regis Braguin, cuja confiança foi essencial para chegar a este momento. Ele também reconheceu a contribuição da equipe da Diretoria de Comunicação, que desempenhou um papel fundamental no sucesso de sua gestão, aprimorando a comunicação com a imprensa.
Sobre sua nova missão, Suffi declarou que a recebe com honra e humildade, expressando felicidade pela confiança do governador. “Meu objetivo é levar à Brasília os pilares que sustentam a excelência desta corporação”, disse, agradecendo a todos que colaboraram durante seu tempo à frente da Dcoms.
Ele também agradeceu ao governador coronel PM Marcos Rocha e à imprensa de Rondônia, ressaltando sua importância na luta contra o mal. Agradeceu ainda à sua família que estará ao seu lado nesta nova missão em Brasília, onde chefiará o Escritório de Representação Institucional da PM junto aos poderes federais.
Novo diretor
Ao assumir o cargo de Diretor de Comunicação Social da Polícia Militar, o tenente-coronel Cícero Rodrigues da Silva estava atuando como Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Belmont, em Porto Velho. Nascido em 10 de agosto de 1977, em Santo Inácio – Paraná, ele se integrou à corporação em 20 de dezembro de 2002, após concluir o curso de formação básica de soldado da PMRO em Cacoal, Rondônia.
Cícero possui formação em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Rondônia, é bacharel em Segurança Pública e possui pós-graduação em Direitos Humanos e Segurança Pública, além de especialização em Gestão Pública, também pela UNIR.
Medalha
Durante a cerimônia, a Polícia Militar concedeu a Medalha de Mérito da Comunicação Social a jornalistas, empresários, comunicadores, diretores de veículos e influenciadores digitais, reconhecendo sua importância como “soldados da verdade”. Essa parceria é vital, pois a PM de Rondônia e a imprensa, juntas, representam a verdade, que sempre triunfa sobre o medo e a dúvida. Policiais militares ativos e aposentados, bem como servidores dos poderes federal, estadual e municipal, também foram agraciados por suas contribuições à comunicação da PM.
Homenagem
O tenente-coronel PM Renato Suffi fez uma homenagem especial ao jornalista Lenilson de Sousa Guedes, que dedicou mais de 40 anos à corporação. Ele destacou que Lenilson possui todos os atributos de um verdadeiro oficial, incluindo respeito, lealdade e inteligência, e acompanhou a transformação da Polícia Militar ao longo dos anos, contribuindo para moldar sua história.
Suffi ressaltou que Lenilson entende os bastidores da comunicação e é um guardião da honra da corporação. “A tropa e a corporação te reconhecem e reverenciam”, concluiu, enfatizando que a história da Polícia Militar não pode ser contada sem a sua presença. “Agradecemos pela lealdade inabalável e pelo amor à nossa Polícia Militar”, finalizou.
Fotos: Cabo Edixon Herrera
Leave a Comment