Nesta terça-feira (8), a Comissão de Infraestrutura (CI) deu aprovação para a realização de uma diligência externa em Nova Mamoré (RO), a fim de investigar os impactos da recente enchente que afetou a região.
A diligência irá incluir uma visita à Usina Hidrelétrica de Jirau para esclarecimentos técnicos, com foco na apresentação do Plano de Segurança de Barragem, além de um encontro com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na localidade.
Está também prevista uma inspeção nas áreas urbanas e rurais que foram atingidas pela inundação, principalmente em trechos da BR-425 e nas Linhas da Bacia do Ribeirão. A comissão se reunirá com autoridades municipais e representantes comunitários para coletar depoimentos e avaliar as necessidades de apoio emergencial e estrutural.
A proposta foi apresentada pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), que preside a CI. Em seu requerimento, ele ressalta que o pedido de diligência emergiu a partir de um relato formal do prefeito de Nova Mamoré (RO), que informou sobre alagamentos severos na BR-425, que dá acesso à cidade, assim como em várias estradas vicinais e áreas rurais, resultando em alvoros prejuízos à mobilidade, produção agrícola, acesso a serviços públicos e segurança da população local.
“Existem indícios de que o aumento do volume de água e a extensão da inundação podem estar relacionados ao represamento causado pelo barramento da Usina Hidrelétrica de Jirau. Por isso, é fundamental que esta Comissão visite o local, ouça os envolvidos e analise a atuação do DNIT em relação à manutenção e adaptação da infraestrutura rodoviária, considerando as mudanças no comportamento hidrológico da região, que ocorreram após a construção da barragem,” enfatiza Marcos Rogério em seu requerimento (REQ 33/2025 – CI).
Outras diligências
A comissão também aprovou quatro outros requerimentos de diligência externa, todos de iniciativa de Marcos Rogério: o REQ 28/2025 – CI, que visa a elaboração de um plano nacional de diligências nos trechos rodoviários atualmente sob concessão; o REQ 29/2025 – CI, para identificar os pontos críticos da malha ferroviária nacional que está sob a gestão da iniciativa privada; o REQ 30/2025 – CI, com o objetivo de avaliar as condições técnicas, sociais, ambientais e econômicas nas áreas envolvidas em projetos de concessão de hidrovias no Brasil; e o REQ 31/2025 – CI, destinado à fiscalização e levantamento de informações sobre as concessões no setor aeroportuário.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Leave a Comment