Comissão aprova ampliação de atividades beneficiadas em área de livre comércio de Rondônia – Notícias

24/04/2025 – 11:20  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Gilson Daniel recomendou a aprovação do projeto

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados deu seu aval ao Projeto de Lei 6498/19, que visa incluir a industrialização de matérias-primas de origem animal entre as atividades que se beneficiarão da isenção fiscal na Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, em Rondônia.

O texto aprovado também estende esses incentivos aos produtos finais de informática, como computadores, ao revogar um trecho da Lei 8.210/91, que atualmente proíbe expressamente essa concessão.

A Área de Livre Comércio (ALC) de Guajará-Mirim oferece isenção de Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para diversas atividades, incluindo o beneficiamento de matéria-prima florestal, pescado e explorações minerais.

Agregação de valor
O relator do projeto, deputado Gilson Daniel (Pode-ES), expressou seu apoio à aprovação. “Se o objetivo da ALC de Guajará-Mirim é promover a agregação de valor aos produtos originários de matérias-primas locais, não faria sentido excluir arbitrariamente a rica fauna local”, argumentou Daniel. “Seria ainda mais incompreensível deixar de fora a industrialização de produtos de informática”, complementou.

As ALCs foram criadas para impulsionar o desenvolvimento das cidades situadas em fronteiras internacionais na Região Norte, e Guajará-Mirim limita-se à cidade boliviana de Guayaramerín.

A proposta que foi aprovada é de autoria do ex-deputado Léo Moraes (RO).

Próximos passos
O PL 6498/19 passará por análise, agora com caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Para se tornar lei, a proposta deve ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein