Alunos da educação rural aprendem com a rotina do campo

De 26 a 31 de maio, o governo de Rondônia promove a maior feira agropecuária do Norte do Brasil, a Rondônia Rural Show Internacional. Este evento não só destaca a região no cenário nacional, mas também potencializa o ensino profissionalizante, especialmente com cursos direcionados ao agronegócio. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está à frente dessa iniciativa, atuando em todos os 52 municípios. Em Pimenta Bueno, o Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abaitará capacita alunos para o agro, proporcionando experiência prática na rotina rural.

Os estudantes podem escolher entre quatro cursos que os preparam para uma carreira de sucesso em um setor vital para a economia do estado.

Agronegócio

Os formandos do Curso Técnico em Agronegócio aprendem a desenvolver soluções técnicas que favoreçam o progresso dos negócios nesse setor. Eles dominam processos de gestão e cadeias produtivas, estão aptos a prospectar novos mercados, analisar a viabilidade de projetos e identificar fontes de financiamento, além de atuar em áreas como beneficiamento, logística e marketing da produção agroindustrial.

Trabalhos em equipe geram frutos no aprendizado contínuo | Foto – João Albuquerque

Zootecnia

No Curso Técnico em Zootecnia, os alunos exploram temas como fisiologia animal, manejo sustentável do solo e água, melhoramento genético, nutrição, reprodução e sanidade animal, além do processamento de carne, leite e derivados.

Agropecuária

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária são capacitados para identificar e solucionar problemas, considerando aspectos ambientais, tecnológicos, políticos e culturais, enquanto desenvolvem habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho.

Agroecologia

No Curso Técnico em Agroecologia, os participantes aprendem a implementar ações socioambientais que promovam a conservação de recursos naturais, equilibrando a necessidade econômica com a sustentabilidade, e a trabalhar em equipe para resolver problemas locais.

Alunos da educação rural aprendem com a rotina do campo
Ensino profissionalizante viabiliza conhecimento na prática | Foto – João Albuquerque

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a importância da educação profissional no fortalecimento do agronegócio, enfatizando que a qualificação da mão de obra é essencial para atrair investimentos para o estado: “A qualificação vem permitindo que Rondônia se destaque com indicadores positivos, tanto na cidade quanto no campo. Quanto mais capacitados forem os trabalhadores, mais investimentos o estado atrai”.

VOCAÇÃO ECONÔMICA

Maria Eliza Lima Caldeira, uma estudante de 18 anos do Curso Técnico em Agropecuária no Centec Abaitará, já traçou seu futuro: “Pretendo ser técnica agrícola inicialmente, mas quero cursar uma graduação e me tornar engenheira agrônoma”. Ela se inspira em seu pai, que também atua na área.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, enfatiza que os cursos oferecidos atendem à demanda do mercado, levando em consideração a vocação econômica local. “Capacitar jovens em Rondônia para o agronegócio é uma resposta ao crescimento do setor, sendo uma oportunidade promissora para quem almeja se desenvolver profissionalmente”.