Abril de 2025 – Ao celebrar seus 56 anos de história em 16 de abril, o Aeroporto de Porto Velho se firmou como um dos principais pontos de conexão entre a Região Norte e o restante do Brasil. Inaugurado em 1969, desempenha um papel vital no desenvolvimento econômico e social da capital rondoniense e da região como um todo.
Desde 2022, o aeroporto é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, parte da rede VINCI Airports. Desde essa transição, uma série de obras significativas de modernização e ampliação foram realizadas. Em novembro de 2024, foi concluído um pacote de reformas que expandiu o terminal, oferecendo uma sala de embarque mais espaçosa, um sistema de climatização mais eficiente, a recuperação total da pista de pouso e decolagem, além da instalação de pontes de embarque. O foco também foi na acessibilidade, com a instalação de novas facilidades como elevadores e escadas rolantes, proporcionando um acesso mais confortável e fácil para todos os passageiros.
Atualmente, o Aeroporto de Porto Velho não é apenas um ponto de partida e chegada, mas um local repleto de histórias e memórias. Dentre elas, a de Isaías Frota Moreira, que dedicou quase 30 anos de sua vida ao aeroporto. Sua jornada começou na construção, passou pela hidráulica e atualmente está no setor de eletrocontrole, onde é responsável pelo sistema de climatização. Ao longo de sua trajetória, Isaías acompanhou de perto a evolução do terminal e as importantes transformações que ocorreram. “Com o passar do tempo, o ambiente de trabalho se modernizou, adquirindo mais estrutura e tecnologia. Fui testemunha dessas mudanças e cresci junto com elas”, declara.
Alessandra Alves, atual supervisora de operações, também possui uma longa história com o Aeroporto de Porto Velho. Ingressou em 2008 e sempre atuou no setor operacional, passando por funções como fiscal de pátio, credenciamento e instrutora de segurança da aviação. Hoje, coordena ações de segurança e gerenciamento operacional. “Nestes quase 17 anos de atuação, vivi muitas histórias, enfrentei desafios, troquei experiências e conquistei muitos aprendizados”, resume.
Expansão e novos voos
Nos últimos anos, o terminal passou por modernizações e experimentou um significativo crescimento. No quarto trimestre de 2024, o tráfego de passageiros teve um aumento de 46% em comparação ao mesmo período do ano anterior, saltando de aproximadamente 72 mil para 158 mil passageiros. Nesse mesmo período, os voos diretos para Rio Branco (AC) e Manaus (AM) foram retomados, fortalecendo a conectividade da região Norte. Além disso, a LATAM anunciou um aumento nas frequências de voos entre Porto Velho e São Paulo (GRU), passando de sete para nove voos semanais durante os meses de junho, julho e agosto do último ano.
Sobre o Aeroporto de Porto Velho
Localizado na capital de Rondônia, o Aeroporto de Porto Velho integra a rede VINCI Airports, a maior operadora privada de aeroportos do mundo. É um dos maiores da Região Norte e o mais importante no Estado. Alinhado aos compromissos da rede, o terminal adotou padrões globais de operação, buscando proporcionar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência para os passageiros, além de iniciar a implementação de uma ambiciosa política ambiental voltada à preservação do meio ambiente e à valorização das características culturais de Rondônia.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports é a líder mundial na operação de aeroportos privados, gerenciando mais de 70 aeroportos em 14 países, abrangendo a Europa, Ásia e Américas. Como uma operadora global, a companhia desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, com expertise em otimização operacional, modernização de infraestrutura e transição ambiental. Em 2016, a VINCI Airports tornou-se a primeira operadora aeroportuária a adotar uma estratégia ambiental internacional, com a meta de alcançar emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Leave a Comment