A candidatura ao prêmio levou em conta o conjunto de planos de gestão e as ações estratégicas e investimentos feitos pelo governo estadual.
Rondônia alcançou o 3º lugar no Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), na categoria de Gestão Pública Estadual de Turismo. Fica atrás apenas da Paraíba, que ficou em 1º, e do Acre, em 2º.
A cerimônia do prêmio ocorreu no dia 8, dentro da 52ª Abav Expo, uma feira B2B que reúne diversos profissionais do setor, incluindo agentes de viagens, trade, guias de turismo, mídia, assessores e criadores de conteúdo digital. Rondônia esteve representada com um estande que destacou as potencialidades turísticas do estado. Este prêmio é considerado a principal condecoração nacional dedicada a turismólogos e profissionais do setor.
A indicação para o prêmio avaliou o desenvolvimento dos planos de gestão da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), além das ações estratégicas e investimentos do governo estadual, focando no fortalecimento do turismo, especialmente sua conexão com a Amazônia e sua projeção internacional. Rondônia tem se destacado por diversas iniciativas que demonstram o comprometimento do governo com o desenvolvimento do turismo sustentável.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que o prêmio é um reconhecimento de um plano de trabalho voltado para o desenvolvimento econômico. “Rondônia tem o potencial de ser a porta de entrada da Amazônia para o mundo, por isso investimos em ações que promovem integração e visibilidade internacional. A conquista do prêmio é uma prova do nosso esforço para colocar o estado no coração do cenário turístico global,” salientou.
Rondônia tem ampliado sua presença em eventos nacionais.
Entre as iniciativas da Setur estão projetos de pesca esportiva, etnoturismo, rotas turísticas e a ExpoTurismo. O estado também se destacou no Rondônia Day, em Brasília, que contou com a presença de mais de 30 embaixadores. O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, enfatizou que Rondônia se sobressai na gestão de turismo no país, resultado de ações efetivas. “Estamos consolidando a gestão turística com projetos estratégicos e participação em eventos nacionais. Estamos fortalece pessoas, parcerias e desenvolvendo marketing internacional para destacar nosso potencial turístico.”
AÇÕES ESTRATÉGICAS E INVESTIMENTO
O governo de Rondônia investiu R$ 500 mil na promoção turística internacional, garantindo que Rondônia alcance instituições financeiras e consumidores globais com alta qualidade em diversos nichos de mercado. O Plano de Pesca Esportiva recebeu R$ 2,5 milhões, consolidando o desenvolvimento internacional do segmento e atraindo turistas estrangeiros para conhecer a beleza dos rios e biodiversidade local.
O Meeting Brasil Rondônia foi outro evento significativo que facilitou intercâmbios com países da Europa e América Latina, contribuindo para um aumento de 18% no fluxo de visitantes estrangeiros, conforme dados do IBGE e da Embratur, além da Expo Turismo, que serve como uma plataforma essencial para a comercialização de produtos turísticos e a visibilidade do turismo do estado no cenário internacional.
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