Novos kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram entregues a 19 recicladores no município de Jaru
Na continuidade do projeto Rondônia Recicla, que visa promover a inclusão social, a segurança no trabalho e a melhoria da produtividade dos catadores de materiais recicláveis, o governo do estado distribuiu, nesta quinta-feira (2), mais uma remessa de EPIs para 19 profissionais atuantes na coleta seletiva em Jaru.
Este projeto, idealizado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), é focado na valorização e proteção dos trabalhadores, após a constatação de que muitos deles operavam sem os equipamentos adequados.
O projeto prevê um investimento inicial de R$ 775.180 para a aquisição e distribuição de 2.000 kits de EPIs, beneficiando trabalhadores de todas as regiões de Rondônia que se inscreveram até 30 de setembro, prazo que pode ser reaberto para atender um número maior de profissionais. Com essa entrega, 208 catadores já foram beneficiados.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto da Seas não só protege os catadores com a entrega dos EPIs, mas também beneficia toda a população, refletindo na proteção ambiental, sustentabilidade e na economia ao reduzir a quantidade de resíduos em aterros, preservando recursos naturais e energia. “Outro benefício importante é a geração de trabalho e renda, especialmente para os catadores que transformam o que seria descartado em produtos comercializáveis”, destacou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou que os EPIs são essenciais para prevenir acidentes e doenças. “Esses equipamentos protegem contra cortes, infecções, exposição a substâncias nocivas e condições climáticas adversas”, além de garantir a saúde física e, ao usar equipamentos adequados, promovem segurança, dignidade e valorização profissional, impactando positivamente na saúde mental, autoestima e motivação dos catadores.
O projeto contempla a aquisição e distribuição de 2.000 kits de EPIs
Esta foi a nona entrega de EPIs realizada pelo governo de Rondônia por meio da Seas. As entregas anteriores ocorreram em Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Itapuã do Oeste, Vilhena e Cerejeiras.
COMPOSIÇÃO DO KIT EPI
- (6) Máscaras Respiratórias
- (1) Avental de PVC Forrado
- (1) Abafador de Ruído
- (1) Protetor Auricular Tipo Concha
- (2) Óculos de Segurança
- (2) Calças de Brim Leve com Faixa Refletiva
- (1) Colete Sinalizador com Faixa Refletiva Fluorescente
- (1) Camiseta de Manga Longa
- (1) Botina de Segurança
- (2) Luvas Anticorte
- (1) Chapéu Árabe com Protetor de Pescoço
Leave a Comment