Para celebrar o Dia Mundial do Turismo, criado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e comemorado neste sábado (27), o governo de Rondônia enfatiza a relevância do setor para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Com políticas públicas focadas em aprimorar o turismo, o governo tem investido em infraestrutura, capacitação e parcerias estratégicas, visando posicionar Rondônia como um destino competitivo e sustentável no cenário nacional e internacional.
O turismo em Rondônia se destaca pela sua riqueza natural, diversidade cultural dos povos tradicionais e a acolhida calorosa de sua população. Desde o ecoturismo em florestas e rios até o etnoturismo que valoriza as comunidades indígenas e ribeirinhas, além de eventos culturais como o Duelo na Fronteira e festivais folclóricos, o estado oferece experiências únicas tanto para visitantes quanto para residentes.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que fomentar o turismo é crucial para a geração de empregos, incremento da renda e melhoria da qualidade de vida da população, além de fortalecer a identidade cultural e preservar o meio ambiente. Rondônia lidera a produção do tambaqui, um peixe saboroso, especialmente apreciado assado.
A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) destaca os principais atrativos gastronômicos do estado:
Com sabores marcantes, Rondônia é referência na produção do tambaqui, um peixe muito apreciado. O estado também oferece carne bovina de alta qualidade, além de cafés premiados, conhecidos por seu sabor doce e suave. As amêndoas de cacau de Rondônia se destacam na produção de chocolates.
Para quem deseja aprender mais sobre as cadeias produtivas de Rondônia, a Feira Robustas Amazônicas, que premia os melhores cafés do estado, e o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (ConCacau) são eventos imperdíveis.
Rondônia é um estado agropecuário que alimenta o Brasil e o mundo, com produção agrícola recorde e produtos reconhecidos mundialmente.
Fonte: Governo RO
Leave a Comment