Este projeto é voltado para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, assim como para os professores de língua portuguesa e matemática dessas séries.
O governo de Rondônia está focado em reforçar a educação básica através do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. Lançado em 2021 pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), o projeto busca aumentar a qualidade do ensino e preparar os alunos para um desempenho acadêmico robusto, em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). Como parte dessa iniciativa, houve capacitações online para professores nos dias 17, 18, 19, 20 e 28 de março.
A ação é direcionada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Rede Pública Estadual, assim como aos docentes de língua portuguesa e matemática dessas turmas. A Seduc visa elevar a proficiência dos estudantes em 30% para língua portuguesa e 13% para matemática, nas categorias proficiente e avançado, aprimorando os índices atuais.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática reafirma o compromisso do governo com a educação, preparando os alunos para um futuro promissor.
CAPACITAÇÃO E AVALIAÇÃO CONTÍNUA
O objetivo da capacitação é preparar os professores para o uso eficaz de ferramentas educacionais.
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, salientou que o projeto se concentra na melhoria do ensino de língua portuguesa e matemática para alunos do ensino fundamental. “Com isso, a Seduc, através da Coordenadoria de Ensino Básico, está finalizando as capacitações dos professores e profissionais da área, com o intuito de capacitá-los para o uso de recursos educacionais, como plataformas online e livros físicos, focando em avaliações de larga escala.”
A coordenadora de Educação Básica, Mariy Kathia, enfatizou que, após as capacitações, o projeto planeja aplicar simulados bimestrais, além de monitoramento e orientação pedagógica contínuos. “Todas essas ações têm o objetivo de preparar os estudantes para as avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2025.”
ALINHAMENTO COM O PNE
O projeto está alinhado ao Plano Nacional de Educação, que define metas e diretrizes para a educação em todo o país. A Lei nº 13.005/2014, em seu Artigo 1º, inciso IV, estabelece a melhoria da qualidade da educação como um dos seus principais objetivos. Além disso, a Lei nº 3.565/2015, que cria o Plano Estadual de Educação de Rondônia (PEE/RO), está em consonância com o PNE, buscando elevar a qualidade da educação e atingir as metas 2 e 7 do plano nacional.
Leave a Comment