Rondônia lidera ranking nacional de desempenho na gestão de transferências federais

Visando uma gestão pública mais eficiente e segura, o governo de Rondônia alcançou o primeiro lugar no Índice de Desempenho de Transferências da União – Discricionárias e Legais (IDTRU-DL), uma ferramenta de avaliação do governo federal para monitorar os estados que recebem recursos pela Plataforma Transferegov.

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) coordena, junto a outros órgãos estaduais, as ações que possibilitaram ao estado alcançar o melhor desempenho do país na utilização de transferências discricionárias e legais da União. Os dados podem ser consultados no Portal do Observatório.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que essa conquista evidencia o comprometimento do estado com a eficiência na gestão pública. “Estamos investindo em transparência, planejamento e execução responsável, o que nos permite captar mais recursos, oferecer melhores resultados à população e ser um modelo para o Brasil”, afirmou.

O IDTRU-DL avalia aspectos como: pontualidade na prestação de contas, execução orçamentária, uso apropriado dos sistemas federais e cumprimento de marcos regulatórios. Especialistas destacam que um bom desempenho neste indicador aumenta a confiança da União nos estados, facilitando o repasse de recursos e fomentando práticas de governança eficazes.

Gestores e cidadãos podem acompanhar o desempenho dos estados e municípios em relação à gestão de transferências da União.

A secretária de Planejamento, Beatriz Basílio Mendes, enfatizou que a posição de liderança de Rondônia no IDTRU é fruto do alinhamento entre os órgãos estaduais e da dedicação das equipes técnicas. “Esse resultado confirma que Rondônia está no caminho certo, com uma gestão estratégica focada na melhoria contínua dos processos e na segurança na aplicação dos recursos públicos”, destacou.

FERRAMENTA DE CONSULTA PÚBLICA

O sistema IDTRU-DL está acessível ao público no Painel de Indicadores do Transferegov (https://ddpublico.serpro.gov.br/extensions/indicadores/indicadores.html). Com ele, gestores e cidadãos podem monitorar o desempenho de estados e municípios na gestão de transferências da União, promovendo decisões mais informadas e transparentes sobre o uso dos recursos públicos.

Com esse desempenho, Rondônia se estabelece como um exemplo nacional em gestão eficiente de recursos públicos federais, destacando-se no ranking do IDTRU-DL em agosto de 2025.