O Ministério do Turismo (MTur) acolheu nesta quarta-feira (16/07) o evento “Rondônia Day Tour”, destinado a destacar a identidade amazônica e promover experiências culturais, gastronômicas e turísticas características do estado. O evento contou com a participação do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do governador de Rondônia, Marcos Rocha, entre outros convidados.
Realizada em Brasília (DF), a ocasião reuniu autoridades, embaixadores e representantes internacionais para apresentar as atrações de Rondônia e compartilhar os avanços do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva no estado.
Durante o evento, o ministro Celso Sabino enfatizou o apoio do MTur à iniciativa. “A Amazônia possui um potencial turístico sem igual, e Rondônia está se preparando cada vez mais para mostrar ao Brasil e ao mundo sua riqueza cultural, natural e econômica. O Ministério do Turismo está comprometido em apoiar ações que promovam o desenvolvimento sustentável e valorizem a imagem da região”, destacou Sabino.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, também ressaltou a colaboração entre os governos estadual e federal para estabelecer o estado como um destino turístico internacional.
“Rondônia é um estado que se destaca pelo crescimento e desenvolvimento contínuos. Queremos que o Brasil e o mundo conheçam nossas belezas, estamos organizando e promovendo nossos destinos para impulsionar nossa economia e criar oportunidades para a população. Rondônia é uma parte muito significativa do nosso Brasil”, afirmou Rocha.
O “Rondônia Day Tour” faz parte de um programa mais amplo para consolidar o estado como um destino turístico global, com ênfase na promoção das singularidades da Amazônia, no fortalecimento da presença de Rondônia no mercado turístico e na atração de visitantes, tanto nacionais quanto internacionais.
SUPORTE AO ESTADO – O Ministério do Turismo tem se empenhado no fortalecimento do turismo em Rondônia. Em junho deste ano, por exemplo, representantes do órgão estiveram no estado com o projeto “PRT em Ação: Mapa do Turismo até Você!”.
Essa iniciativa, que visa capacitar gestores municipais e reforçar a política nacional de regionalização do turismo, passou por municípios como Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.
PESCA ESPORTIVA – Para alavancar esse segmento, os ministérios do Turismo e da Pesca e Aquicultura firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver de maneira sustentável e responsável as atividades turísticas relacionadas à pesca esportiva e à aquicultura no Brasil.
Esse acordo favorece a regulamentação do setor e estimula a criação de novos roteiros em comunidades pesqueiras e ribeirinhas, contribuindo para a geração de empregos e renda locais.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Leave a Comment