programa leva suporte nutricional para pacientes em Rondônia

O programa oferece fórmulas nutricionais personalizadas para aqueles que necessitam de cuidados especiais.

A terapia nutricional é destinada a pessoas que não podem se alimentar adequadamente por via oral. Por isso, o governo de Rondônia, por meio do Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar (PTNED), assegura que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em 52 municípios possam receber suporte nutricional em casa.

O programa está vinculado à Gerência Estadual de Nutrição Enteral (Gene) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e promove a utilização de fórmulas nutricionais específicas para pacientes com necessidades especiais, como crianças com alergia à proteína do leite de vaca, seguindo orientações técnicas e normativas.

Atualmente, o programa atende 1.977 pacientes, incluindo crianças, adultos e idosos com condições clínicas comprometidas.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa iniciativa vai além do atendimento hospitalar. “Com este projeto, garantimos que nenhuma distância ou condição de saúde seja um obstáculo para um cuidado humanizado e contínuo,” destacou.

SERVIÇO

Para participar do programa, o paciente deve ser avaliado pelos profissionais de saúde que o acompanham, como nutricionistas, médicos e enfermeiros, que realizam a avaliação periódica das condições de saúde. Após a avaliação, é feito um pedido para a coordenação do Gene para incluir o paciente no programa e especificar a quantidade e o tipo de fórmula nutricional necessária.

Roberta Machado, avó de Isabela, de 5 anos, que tem paralisia cerebral e participa do programa há dois anos, compartilhou que a vida da neta mudou significativamente após o início do recebimento das fórmulas nutricionais. Segundo ela, Isabela ganhou peso e melhorou sua imunidade. “Sabemos que a condição dela não mudará, mas podemos melhorar sua qualidade de vida. Com a alimentação enteral, ela vai menos ao hospital. Este programa é essencial, pois não teríamos como arcar com esses custos”, afirmou.

DISTRIBUIÇÃO

As fórmulas nutricionais são distribuídas mensalmente por meio das farmácias municipais, onde os usuários do SUS podem realizar a retirada.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a relevância da iniciativa como parte do cuidado integral com os cidadãos. “O Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar é mais do que uma ação de saúde; é um gesto de respeito à dignidade do paciente. Ao levar suporte nutricional até essas pessoas, estamos fortalecendo o vínculo entre o cuidado técnico e uma abordagem humanizada essencial no SUS. É o estado agindo onde realmente importa: na vida de quem precisa.”