Patrimônio Cultural Imaterial de Rondônia

A festividade é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Rondônia. Foto: Esio Mendes

Com mais de 40 anos de história, o Arraial Flor do Maracujá transcende a simples celebração e é um verdadeiro ícone da identidade cultural de Rondônia. O evento, realizado no Parque dos Tanques em Porto Velho, atrai anualmente milhares de visitantes que vêm apreciar a beleza e a riqueza das manifestações populares, incluindo quadrilhas juninas, bois-bumbás, grupos folclóricos, além de música regional e uma variedade de pratos típicos.

📲 Acompanhe o Portal Amazônia no WhatsApp

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial desde a sanção da Lei nº 4.635 em 31 de outubro de 2019, essa festividade destaca a importância de preservar e perpetuar essa tradição.

Confira também: Um passeio em Porto Velho: dicas do que fazer na capital de Rondônia

Evento tradicional que apresenta quadrilhas, bois-bumbás e culinária regional no Parque dos Tanques, em Porto Velho. Foto: Roni Carvalho/Acervo Pessoal

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que o Arraial Flor do Maracujá é uma das mais autênticas expressões da herança cultural do estado. “O governo de Rondônia está firme em seu compromisso de valorizar as tradições populares. Cada quadrilha, boi-bumbá e grupo folclórico simboliza o esforço coletivo para manter viva nossa história. Este evento impulsiona a economia, fortalece o turismo e, acima de tudo, reúne as famílias em torno de nossa cultura”, afirmou.

Patrimônio Cultural Imaterial de Rondônia
Arraial Flor do Maracujá — Foto: Reprodução/Governo de RO

O secretário da Sejucel, Paulo Higo, também ressaltou a relevância do movimento folclórico para a cultura do estado e reafirmou o empenho do governo em valorizar o setor cultural. “O Flor do Maracujá é um verdadeiro legado do povo rondoniense. Nosso objetivo é garantir que todos os grupos possam se apresentar com grande qualidade, honrando essa tradição tão amada”, disse.

Confira também: Da família do maracujá, uma planta rara é descoberta pela primeira vez no Pará

O nome “Flor do Maracujá” foi inspirado pela primeira quadrilha registrada em Porto Velho, a Quadrilha Flor do Maracujá. A Lei nº 4.635, sancionada pelo governador Marcos Rocha em 31 de outubro de 2019, declarou o Arraial Flor do Maracujá como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Rondônia e o incluiu no Calendário de Eventos Oficiais, com o objetivo de fortalecer as tradições durante o período junino.

Chegando à sua 41ª edição este ano, o Flor do Maracujá é uma celebração que transcende gerações, oferecendo uma rica imersão em história, tradição e cultura, elementos essenciais que promovem união, alegria e diversão para pessoas de todas as idades, reforçando os laços com a sociedade e as tradições culturais.

O Arraial faz parte do Calendário de Eventos Oficiais, reforçando as tradições durante o período junino. — Foto: Governo de Rondônia/Divulgação

Este ano, o Arraial Flor do Maracujá ocorrerá de 1º a 10 de agosto, em resposta a um pedido da União Junina Portovelhense (UNAJUP), liderada por Irineia Leal Oliveira, que representa os grupos folclóricos da região, destacando a consideração do governo de Rondônia por essas agremiações.

*Informações fornecidas pelo Governo de Rondônia