Projeto executado pela Secretaria de Agricultura é exemplo para Rondônia | Notícias

A Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho recebeu representantes da Prefeitura de Vilhena (RO) para discutir o projeto Padrão Legal, que está sendo implementado em Cuiabá com os feirantes. Embora ainda esteja em fase piloto, o projeto é promissor e irá beneficiar aproximadamente 50 feiras livres espalhadas pela Capital, envolvendo mais de 900 feirantes.

O Padrão Legal busca assegurar maior segurança, eficiência e legalidade no uso da energia elétrica nas feiras livres. A iniciativa inclui a regularização do consumo de energia com a instalação de caixas de tomadas nos postes, eliminando riscos de acidentes e garantindo que todos paguem de forma justa, evitando ligações clandestinas. “O prefeito Abilio Brunini determinou que essa questão fosse regularizada, e estamos trabalhando para implementar essas diretrizes”, afirmou o secretário Vicente Falcão.

Durante a reunião, Vicente Falcão apresentou a dinâmica do projeto e outras ações em andamento, como o programa Vigia Mais, em colaboração com o Governo de Mato Grosso, que fornece câmeras conectadas ao Ciosp para proteger feirantes e consumidores. Também foi discutido o sistema de gestão de feiras, que ajuda a identificar comerciantes e seus produtos, além do programa de coleta de óleo e lixo orgânico, e a qualificação dos feirantes para promover uma visão empreendedora.

“Viemos a Cuiabá para aprender como a cidade apoia seus feirantes e as feiras. Já conhecíamos algumas parcerias eficazes, como a do Padrão Legal com a Energisa. Estamos aqui para adotar essas boas práticas. Com as discussões preliminares com o secretário Vicente Falcão e o coordenador de feiras, Estanil Amaral, estamos analisando como implementar essas iniciativas em nosso município”, destacou Dirceu Hoffmann, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena.

Em Vilhena, mais de 160 feirantes estão cadastrados, um número expressivo para uma cidade com aproximadamente 120 mil habitantes, além de camelôs. Por isso, é fundamental aprender com as boas práticas da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Agricultura e Trabalho. “Estamos aprendendo muito aqui, foi uma reunião extremamente produtiva. Essa parceria com a Energisa é crucial para implementarmos melhorias nas nossas feiras em Vilhena”, ressaltou Dirceu.

De acordo com ele, Vilhena enfrenta problemas semelhantes aos de Cuiabá, mas a diferença é que Cuiabá já encontrou soluções. “A parceria que vocês têm com a Energisa nos ajudará a transformar muito nas nossas feiras, visto que a Energisa também opera em Rondônia”, explicou.

A reunião contou com a presença de representantes da Energisa em Cuiabá, do coordenador de feiras da Secretaria de Agricultura e Trabalho, e membros da equipe que acompanhava o secretário Dirceu Hoffmann.

#PraCegoVer

A imagem mostra os participantes da reunião sentados ao redor de uma mesa de conferências.