Com um investimento de R$ 5,5 bilhões e uma instalação equivalente a 645 campos de futebol, a BYD iniciou uma nova etapa de sua atuação no Brasil, apresentando o primeiro veículo em caráter experimental na fábrica de Camaçari, na Bahia. O modelo, chamado Dolphin Mini, será um dos três automóveis inicialmente produzidos no Brasil, ao lado do Song Pro e do King, todos fabricados sob o sistema SKD (Semi Knocked-Down), que implica montagem local a partir de kits importados.
“A BYD é uma empresa voltada à engenharia, e uma das líderes em investimento em pesquisa e desenvolvimento globalmente. Essa tecnologia agora será incorporada em nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses do início das obras até a entrega do primeiro veículo experimental da nossa linha de produção,” disse Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.

A nova planta em Camaçari irá operar inicialmente com o foco na montagem dos modelos Dolphin Mini, Song Pro GL/GS e King GL/GS. Por ora, a linha de montagem utilizará kits semi-desmontados, mas há planos para uma crescente nacionalização dos processos, incluindo estampagem, soldagem, pintura e incorporação de componentes locais.

A fábrica é uma das maiores da América Latina dedicada à produção de veículos elétricos, com uma área construída de 156.800 metros quadrados. A linha de produção incorpora tecnologias avançadas, como automação, rastreabilidade em tempo real, robôs para instalação de vidros e fixação de baterias, além de um sistema tridimensional de otimização de espaço.

Um dos diferenciais deste projeto é um sistema exclusivo de fricção silenciosa que mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis na linha de montagem, melhorando o ambiente de trabalho e minimizando o impacto sonoro.

A capacidade inicial de produção é de 150 mil veículos por ano, com planos de expansão para 300 mil unidades em uma segunda fase. A BYD já começou a contratar mão de obra local, com mais de 1.000 profissionais envolvidos na operação e outros 400 recentemente alocados. A meta é chegar a 3.000 contratações até o final de 2025, abrangendo diversas áreas técnicas e administrativas.
Paralelamente à estrutura industrial, a empresa está desenvolvendo uma cadeia de fornecimento local. Atualmente, 106 fornecedores brasileiros foram qualificados para atender à planta, sendo a Continental Pneus a primeira homologada, facilitando a logística e reduzindo custos operacionais.

Um aspecto interessante da operação é o desenvolvimento colaborativo de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, que pode operar tanto com etanol quanto com gasolina. Este projeto é resultado do trabalho conjunto entre engenheiros brasileiros e chineses, visando melhorar a eficiência energética e reduzir emissões, além de integrar-se ao sistema elétrico dos veículos BYD.
A BYD busca consolidar a planta de Camaçari como um centro industrial vital na América Latina, para atender à crescente demanda por veículos eletrificados. A montagem em SKD é apenas o primeiro passo na estratégia de expansão da produção local, que se tornará mais complexa conforme novas fases do projeto forem implementadas.
A BYD planeja também usar sua planta em Camaçari como base para futuras exportações para países vizinhos. Sua localização no Nordeste do Brasil proporciona vantagens logísticas para rotas marítimas em mercados como Argentina, Uruguai e Colômbia.

O cronograma para a produção em larga escala será divulgado nas próximas semanas, com expectativas de que os primeiros veículos nacionais sejam entregues ainda em 2025. A operação baiana da BYD representa, até o momento, o maior investimento da empresa fora da China e marca um marco na recuperação da indústria automotiva na região Nordeste do Brasil.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Xiaomi YU7 oferece maior autonomia com menos paradas
A Xiaomi começou a vender seu primeiro SUV elétrico, o YU7, na China. Disponível em três versões, este modelo é a mais recente iniciativa da companhia no setor automotivo, focando em desempenho, tecnologia avançada e longa autonomia.
Com preços a partir de 253.500 RMB (cerca de R$ 183 mil), o YU7 chegará às lojas chinesas em três configurações: Standard, Pro e Max. Os modelos possuem tração traseira ou integral, dependendo da versão, com autonomia variando entre 670 e 835 quilômetros segundo o ciclo CLTC. O lançamento segue uma série de testes realizados em mais de 10 milhões de quilômetros em diversas regiões da China.
Link-Belt alcança marco de vendas no Brasil
Nos últimos 14 anos, a Link-Belt Excavators tem consolidado sua presença no Brasil, alcançando a marca de mil unidades vendidas. Este marco resulta da operação iniciada com a linha X2, complementada pela evolução tecnológica da série X3.
Fabricados pelo grupo japonês Sumitomo, os equipamentos são distribuídos em todo o Brasil e outros países da América Latina. Fernanda Prado, gerente regional da Link-Belt no Brasil, disse: “Esse número representa mais do que vendas. É a prova do crescimento de uma empresa jovem alicerçada em valores sólidos, é motivo de orgulho e indicação de que estamos no caminho certo.”
A Ferrari toma os mares
A Ferrari anunciou sua nova empreitada no esporte: a vela oceânica. A fabricante italiana revelou o projeto Hypersail, um iate de regata de 100 pés que combina engenharia automobilística com desenvolvimento náutico. O lançamento está programado para 2026 na Itália, com testes no mar após a finalização da construção.
O Hypersail será comandado por Giovanni Soldini, velejador italiano, e a parte técnica será liderada pelo arquiteto naval francês Guillaume Verdier. O projeto visa unir a tradição da Ferrari nas competições de longa duração com tecnologia voltada à eficiência energética e controle dinâmico em alto-mar.
O objetivo é criar uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento dedicada à navegação offshore, com a Ferrari participando de todo o processo de concepção, engenharia e testes. Conforme ressaltou John Elkann, presidente da Ferrari, “Hypersail representa um novo desafio que nos leva além dos nossos limites e expande nossos horizontes.”
Ford revela nova geração do Territory no Brasil
Durante o Festival Interlagos em São Paulo, a Ford apresentou ao público a nova geração do Territory, que será oficialmente lançada no Brasil em julho. Este modelo foi exibido globalmente e reforça a estratégia da montadora no segmento de SUVs na América do Sul.
“O Territory é o modelo que mais cresceu no último ano no Brasil e na América do Sul, e ainda tem espaço para evoluir. Essa aceitação reflete a ótima recepção das mudanças na nova geração. Agora, aprimoramos ainda mais sua proposta, alinhados com as expectativas dos clientes para maximizar sua participação no segmento,” afirmou Antonio Baltar Jr., diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford América do Sul.
Red Hat certifica seu sistema operacional para veículos
A Red Hat anunciou que seu sistema operacional para veículos, Red Hat In-Vehicle Operating System, recebeu certificação de segurança funcional como Safety Element out-of-Context (SEooC) segundo a norma ISO 26262, Edição 2, 2018 – Nível ASIL-B. Essa conquista é resultado de uma colaboração iniciada em 2021 com a certificadora exida, sendo um pilar para o lançamento completo da plataforma previsto para o terceiro trimestre de 2025.
“O lançamento deste sistema representa um marco na transição da indústria automotiva para veículos definidos por software,” destacou Francis Chow, vice-presidente da Red Hat, enfatizando o potencial da plataforma em transformar a experiência de condução.
Gilbarco Veeder-Root apresenta MTA para gestão móvel de combustível
Empresas que transportam combustíveis em ambientes móveis ganham uma nova ferramenta de monitoramento em tempo real com o MTA – Mobile Tank Application, lançado pela Gilbarco Veeder-Root no Brasil. Esta tecnologia é voltada para a gestão de estoques móveis e controle de operações de abastecimento em veículos como caminhões-tanque e equipamentos utilizados em setores remotos.
“O MTA surge como resposta à necessidade do mercado por controle de combustível com agilidade,” comentou Marcelo Regueira, diretor de estratégia da Gilbarco Veeder-Root, que garante a rastreabilidade em ambientes com infraestrutura limitada.
Chevrolet Corvette ZR1X 2026 traz tração integral e motorização híbrida
A General Motors revelou o novo Chevrolet Corvette ZR1X 2026, com tração integral e um sistema de propulsão híbrido não plugável. Este modelo, o mais potente da história da marca, possui 1.250 cavalos de potência combinada e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos.
O novo Corvette ZR1X equilibra um motor V8 LT7 biturbo de 5,5 litros, entregando 1.064 cavalos, junto a um motor elétrico de 186 cavalos, alimentado por uma bateria de 1,9 kWh. Segundo a montadora, a energia é regenerada durante a condução, eliminando a necessidade de recarga externa.
GWM lança edição limitada do Haval H6 em comemoração à liderança
A GWM Brasil anunciou a venda do Haval H6 HEV One, edição limitada a 2 mil unidades, em celebração aos resultados de maio de 2025, quando a marca alcançou 3.217 veículos emplacados, liderando no segmento híbrido.
Com preço fixado em R$ 199 mil, o H6 HEV One é baseado na versão HEV2 e mantém o motor híbrido que combina um motor 1.5 turbo a gasolina com um motor elétrico. A edição introduce alterações visuais e melhorias no pacote de equipamentos, incluindo rodas exclusivas e lanternas traseiras vermelhas.
Mercedes-AMG apresenta o CONCEPT AMG GT XX com motorização elétrica de alta performance
A Mercedes-AMG revelou o CONCEPT AMG GT XX, que antecipa um modelo elétrico esportivo de quatro portas baseado na arquitetura AMG.EA. O projeto envolveu colaboração entre equipes na Alemanha e no Reino Unido, reunindo a Mercedes-Benz, a Mercedes-AMG e especialistas da Fórmula 1.
A comercialização da versão de produção está prevista para 2026. Conforme Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG, “este modelo representa uma reinvenção do desempenho, oferecendo um novo sistema de propulsão que é ímpar em termos de densidade de potência, peso e estrutura.”
The Ocean Race volta a Itajaí em 2027 e 2031
Itajaí, em Santa Catarina, será novamente um dos destinos da regata de volta ao mundo The Ocean Race, com etapas confirmadas para abril de 2027 e, pela primeira vez, em 2031. Essa parceria com a cidade, o governo estadual e os organizadores da prova consolida a presença do evento na região.
De acordo com Johan Salen, diretor da The Ocean Race, “Itajaí é uma escala muito bem-vinda, especialmente após a perna mais longa no mar. A paixão do público local e a reputação de excelência sustentável do evento tornam a cidade uma escolha natural.”
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