Responsabilidade compartilhada para garantir abastecimento em casa
Com a chegada do verão amazônico, que traz estiagem e a diminuição de rios e lençóis freáticos, a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) enfatiza a importância de cada cliente ter um reservatório adequado de água. Esta ação simples pode prevenir problemas como ficar sem água durante o almoço, banho ou limpeza diária.
Para maior tranquilidade, é essencial que cada residência possua um reservatório, como uma caixa d’água, com capacidade suficiente para pelo menos 24 horas de consumo familiar. Esta recomendação está de acordo com a Lei Federal n.º 11.445/2007 e a norma ABNT NBR 5626, ajudando a evitar contratempos em casos de manutenção na rede ou imprevistos no abastecimento.
De acordo com Lauro Fernandes, diretor técnico e operacional da Companhia, “a responsabilidade é compartilhada. A empresa garante a distribuição, mas cada cliente precisa ter sua reserva”, afirmou.
CONSUMO
Para evitar surpresas, especialistas recomendam que residências com até três pessoas tenham um reservatório de, no mínimo, 500 litros; para cinco pessoas, 750 litros; e para até sete pessoas, uma caixa d’água de mil litros. O consumo diário por pessoa pode chegar a 153 litros.
Lauro Fernandes também observa que o período mais crítico se dá entre julho e outubro, quando ocorre maior escassez hídrica e aumento no consumo. Assim, desde o início do ano, a Companhia está implementando medidas preventivas para garantir a regularidade do abastecimento e minimizar impactos à população. “Estamos seguindo um plano estratégico, reforçando a manutenção preventiva dos sistemas e otimizando a operação em áreas críticas. Nossa prioridade é assegurar a estabilidade do fornecimento, mesmo nas condições mais desafiadoras do período seco.”
Leave a Comment