O processo de votação é direto e leva os participantes ao perfil da escritora rondoniense Cleide Blackan. Nascida em Porto Velho e descendente de barbadianos de quarta geração, Cleide é autora do livro “Do Mar do Caribe à Beira do Madeira: A travessia de uma família de Barbados para o Brasil.”
A obra, que teve origem em um sarau, é voltada para o público infantojuvenil, mas é igualmente enriquecedora para adultos. Ela apresenta uma narrativa que a história oficial ignora, abordando os vapores que partiam das ilhas de Barbados, EUA e Inglaterra entre os séculos XIX e XX. Essas embarcações faziam paradas de cerca de duas semanas, reabastecendo e trocando cargas, enquanto negras e negros de ilhas vizinhas embarcavam em busca de uma vida melhor, viajando pelo Canal do Panamá até Porto Velho.
Cleide é uma das candidatas ao Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil “Êre Dendê”, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em parceria com o Ministério da Igualdade Racial. Para votar, é necessário fornecer o nome completo, e-mail e telefone, além de aceitar o regulamento e clicar em “Salvar”.
O prêmio tem como objetivo destacar obras literárias que valorizam e preservam as tradições e a diversidade cultural de povos e comunidades tradicionais de matriz africana. A linguagem utilizada na obra de Cleide Blackan se alinha a esta proposta. “Estamos escrevendo uma nova história. Já distribuímos mais de 100 livros para instituições e para a comunidade, garantindo que todos se vejam representados na obra”, conclui.
O período de votação para escolher o livro da autora de Porto Velho vai até 6 de julho.
Publicidade
Leave a Comment