Por Adaides Batista
Publicado em 30/06/2025 às 11h41
A 12ª Conferência Municipal da Assistência Social de Porto Velho abordará a política de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos últimos 20 anos. O evento ocorrerá nos dias 9 e 10 de julho, das 8h às 12h, e no segundo dia, também das 14h às 18h, no L’Acordes Hotel, situado à BR-364, 8250, bairro Aeroclube.
Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em conjunto com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), a Conferência tem o objetivo de avaliar a Assistência Social, identificar os principais desafios e propor diretrizes para melhorias futuras.
A palestra inaugural será “20 anos do Suas – Construção, Proteção Social e Resistência”, ministrada por Becharra Rodrigues de Miranda, ex-coordenador geral de Gestão Descentralizada e Participação Social no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Os debates do evento oferecem um espaço vital para a consolidação e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, reafirmando o compromisso com a proteção social e a resistência institucional em um cenário de mudanças constantes.
O tema central será “20 anos do Suas: Construção, proteção social e resistência” e está estruturado em cinco eixos:
1. Universalização do Suas: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
2. Aperfeiçoamento Contínuo do Suas: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
3. Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e inclusão social;
4. Gestão Democrática: Informação e comunicação transparente para fortalecer a participação social;
5. Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.
Segundo a secretária da Semasf, Lucília Muniz de Queiroz, “a Conferência é um espaço aberto a usuários da Assistência Social, trabalhadores do Suas, entidades e gestão pública, visando avaliar ações e definir novas propostas, levando em conta os desafios e perspectivas do II Plano Decenal de Assistência Social, que busca garantir os direitos socioassistenciais e promover uma gestão democrática e participativa no Brasil.”
O evento se encerrará no dia 10 de julho com a elaboração de um documento que reunirá as sugestões coletadas, as quais serão encaminhadas para os encontros estadual e nacional.
Leave a Comment