OAB Rondônia lança 1ª edição do Moot Criminal 2025: simulação de julgamentos vai movimentar acadêmicos de Direito

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), por meio da sua Subcomissão Universitária, promove em agosto, em Porto Velho, a primeira edição do Moot Criminal de 2025. Este evento simula julgamentos de recursos criminais e é direcionado a estudantes de Direito. Com até 16 equipes participantes, a competição será dividida em fases escrita e oral, tendo como objetivo fomentar o protagonismo dos alunos e aperfeiçoar a prática do processo penal. As inscrições, que já estão abertas, ocorrerão entre 23 de junho e 14 de julho de 2025 na plataforma Even3.

Para acessar o edital, clique aqui: I MOOT DE CRIMINAL DA OAB RONDÔNIA.docx (1)

A competição incluirá a elaboração de razões e contrarrazões sobre um caso fictício, seguida de simulações de audiências, onde os participantes serão avaliados. O formato do evento remete à dinâmica de sessões reais dos tribunais, considerando critérios como argumentação, domínio técnico, desenvoltura e capacidade de resposta.

O Moot Criminal conta com o apoio da Comissão da Jovem Advocacia, da Comissão de Assuntos Penitenciários e da Escola Superior da Advocacia (ESA RO). A Comissão Organizadora é formada por membros voluntários da OAB, incluindo Patrícia Oliveira Costa, Ana Alice Cavalcante de Oliveira, Márcio Barbosa Duarte e Janus Pantoja.

As fases orais ocorrerão presencialmente em Porto Velho nos dias 2, 9 e 16 de agosto, com a cerimônia de premiação programada para 30 de agosto. Durante as apresentações, os avaliadores atuarão como julgadores, observando aspectos como argumentação, domínio do tema e capacidade de resposta.

As equipes poderão ser premiadas nas categorias de melhores razões, melhores contrarrazões, melhores oradores e melhor equipe. O evento também proporcionará feedbacks individuais após cada rodada, visando o constante aprimoramento dos participantes.

Segundo Ana Alice Cavalcante de Oliveira, vice-presidente da Subcomissão Universitária da OAB/RO, o Moot Criminal representa mais do que uma simples competição.

“Essa competição é, acima de tudo, um exercício de cidadania, ética e técnica, refletindo o compromisso da OAB com a promoção de uma educação jurídica de qualidade”, ressalta.

Os interessados podem consultar o edital completo e se inscrever pelo site Even3. Para dúvidas e esclarecimentos, basta enviar um e-mail à Subcomissão Universitária: [email protected].