Mostra Maloca 2025 celebra a riqueza da cultura indígena em Rondônia | Tudo Rondônia

De 9 a 11 de junho, Porto Velho sediará um evento que celebra a diversidade e o protagonismo juvenil indígena, com a participação de cerca de 170 pessoas.

O governo de Rondônia realizará um dos maiores encontros de valorização da cultura indígena nas escolas do Norte do Brasil, a Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena (Maloca 2025). Durante os dias 9 a 11 de junho, Porto Velho será o palco de um evento que celebra a diversidade e o protagonismo dos jovens indígenas, reunindo cerca de 170 participantes, incluindo estudantes, dirigentes e chefes de delegação de 34 escolas indígenas da Rede Estadual de Ensino.

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com as Gerências de Arte, Cultura Escolar (GACE/CEFACEE) e Educação Escolar Indígena (GEEI/CMDE), o evento contará com a presença de 30 etnias distintas, como Kaxarari, Suruí, Cinta Larga, Karitiana, Uru Eu Wau Wau, Puruborá e Arikapú, representando a rica pluralidade cultural do estado de Rondônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que aumentar a representatividade das comunidades indígenas nas ações educacionais reforça Rondônia como um espaço de diversidade e pertencimento. “A Mostra proporciona uma plataforma essencial para que os estudantes indígenas expressem suas identidades, fortaleçam suas tradições e façam suas vozes ecoar dentro e fora das escolas”, destacou.

Mostra Maloca 2025 celebra a riqueza da cultura indígena em Rondônia | Tudo Rondônia

O evento contará com a representação de 30 etnias diferentes.

Segundo Sabrynne Sena, gerente de arte e cultura escolar da Seduc, a Maloca 2025 ocorrerá em vários espaços culturais de Porto Velho, como o Teatro Guaporé e a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, além da Universidade Federal de Rondônia (Unir). “A programação será rica e diversificada, incluindo apresentações musicais, danças tradicionais, exposições de artes visuais e fotografia, e exibições de filmes. Além de manifestações artísticas, também serão realizadas atividades pedagógicas destinadas a fortalecer o protagonismo juvenil indígena e promover o reconhecimento de suas expressões culturais”, explicou.

De acordo com Ana Lúcia Pacini, titular da Seduc, a Maloca vai além de um evento artístico; ela é um espaço de intercâmbio vital entre povos e saberes indígenas. “Essa iniciativa busca fortalecer a identidade, valorizar a memória ancestral e reafirmar o compromisso da escola com uma educação plural, inclusiva e respeitosa aos direitos dos povos originários”, enfatizou.

REPRESENTATIVIDADE

Antônio Puruburá, gerente de Educação Escolar Indígena, Quilombola e Campo (GEEIQC), destacou que as produções apresentadas, com temas livres, visam valorizar a memória, os saberes ancestrais e a cultura indígena como peças fundamentais na formação dos jovens. “A Maloca 2025 oferece uma oportunidade única para que a sociedade rondoniense conheça de perto a riqueza, diversidade e resistência dos povos originários, enfatizando a importância do respeito e celebração de suas culturas.”

A ampla participação destaca a diversidade cultural que permeia o estado.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA (9/6), das 14h às 18h – Teatro Guaporé

16h – Cerimônia de Abertura no Teatro Guaporé

  • Entrada das etnias indígenas com seus respectivos cocares;
  • Hino Nacional em língua materna;
  • Palestra indígena com representante indígena (Fortalecimento dos Povos Indígenas).

2º DIA (10/6) – Teatro Guaporé

MANHÃ (8h)

  • Exposição de obras de artes visuais no Hall de entrada;
  • Apresentações artísticas mistas (Música, dança, teatro, arte livre).

TARDE (14h às 20h)

  • Apresentação e socialização dos resultados das atividades pedagógicas sobre a origem das etnias;
  • Produção textual sobre a origem da etnia;
  • Desenhos representativos das etnias;
  • Exibição de filmes dos alunos/artistas da Mostra;
  • Cinema Regional;
  • Palestra sobre cinema e teatro com Fabiano Barros e Rafael Rogante.

3º DIA (11/6) – Unir

MANHÃ (7h45 às 12h)

  • Turmas (A) Atividade pedagógica guiada – Exposição de Arqueologia;
  • Turmas (B) Atividade pedagógica guiada – Visita à Coleção de Ictiofauna, Mastozoologia e Botânica.

3º DIA (11/6) – EFMM e Hospital da Candelária

TARDE (14h30 às 17h30)

  • Visita Pedagógica guiada à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e ao museu do complexo, assim como ao cemitério da Candelária e das locomotivas;
  • 18h – Encerramento.