Coronel Raulino: referência de dedicação e compromisso no serviço à sociedade

Um legado de honra, dedicação e serviço à sociedade permanece na história e trajetória deixada por Raulino Ferreira da Silva, secretário Executivo do governo de Rondônia e coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO). Reconhecido como um defensor das ações em prol da população rondoniense, coronel Raulino faleceu na quinta-feira (5). Ele também foi um agente fundamental para o fortalecimento das políticas públicas na área da segurança, destacando-se como um líder exemplar no Executivo Estadual.

Natural de Guajará-Mirim e nascido em 1956, coronel Raulino ingressou na Polícia Militar de Rondônia em 1983 como soldado, subindo nas patentes até chegar ao posto de coronel. Ele foi transferido para a Reserva Remunerada em 8 de maio de 2012, após anos de serviço exemplar.

Governo decreta luto oficial

Durante sua carreira, coronel Raulino foi condecorado com várias honrarias que refletem seu compromisso e profissionalismo, incluindo as medalhas de Mérito Casa Militar, Mérito Imperador Dom Pedro II, além de diversas homenagens por dedicação ao serviço policial ao longo dos anos.

Além de suas funções no Executivo Estadual, coronel Raulino exercia uma atuação estratégica como assessor militar do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), sempre pautado por ética, lealdade e professionalismo, conquistando respeito e apreço entre colegas e superiores.

AMIGO-IRMÃO

Ao saber do falecimento do secretário Executivo, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, expressou profunda tristeza, enfatizando o trabalho incansável e a ética de coronel Raulino. Ele o descreveu como um verdadeiro mentor e amigo-irmão, que dedicou sua vida a servir a população. “Era um homem que se importava genuinamente com as pessoas, um líder que buscava o melhor para sua equipe e para o povo”, disse Rocha.

Coronel Raulino: referência de dedicação e compromisso no serviço à sociedade
Governo de Rondônia destaca exemplo de comprometimento

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, também se manifestou, destacando o legado inspirador de coronel Raulino. “Ele deixa um exemplo de liderança e amor pela instituição. A Polícia Militar de Rondônia perde um homem leal e generoso. Sua memória será honrada”, afirmou.

LUTO OFICIAL

Em reconhecimento aos serviços prestados, o governo de Rondônia instituiu, através do Decreto n° 30.339, de 5 de junho de 2025, um luto oficial de três dias em todo o estado. As bandeiras serão hasteadas a meio mastro em todos os órgãos públicos durante este período.

Essa homenagem reafirma a importância de profissionais como coronel Raulino na construção de uma sociedade mais segura e pacífica. Sua memória será eternamente celebrada como símbolo de honra, dedicação e amor à profissão.