A Energisa Rondônia está comprometida com investimentos que promovem eficiência energética, redução de custos e sustentabilidade. Através do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a empresa está implementando uma variedade de projetos, desde a instalação de sistemas fotovoltaicos até a troca de equipamentos como lâmpadas, geladeiras e ar-condicionados.
No momento, 14 projetos estão sendo desenvolvidos em instituições do estado, com um investimento superior a R$ 14 milhões. As iniciativas incluem a instalação de 518 painéis solares, a substituição de mais de 16 mil lâmpadas por modelos LED, além da troca de 51 aparelhos de ar-condicionado, 438 equipamentos de refrigeração e ventiladores.
Entre as principais instituições beneficiadas estão o Centro de Reabilitação Nova Aliança (CERNA), o Lar do Idoso Maria Tereza da Lamarta, o SENAI de Ariquemes, a Pestalozzi e o Hospital de Rio Crespo, além da Escola Municipal Chapéuzinho Vermelho.
A segunda fase do projeto no 3º Batalhão da Polícia Militar, Escola Chapéuzinho Vermelho e Hospital de Rio Crespo também receberá melhorias, mas as intervenções ainda não começaram.
“As iniciativas do Programa visam substituir equipamentos de alto consumo energético por modelos mais modernos e eficientes, tanto em hospitais públicos e filantrópicos quanto em residências de baixa renda”, explica Rérisson Bessa, analista de eficiência energética da Energisa. Ele ressalta que o Programa de Eficiência Energética da empresa, regulado pela Aneel, “é uma ferramenta fundamental para promover a mudança necessária no mundo”.
Além de proporcionar economia direta nas contas de energia, os projetos têm um impacto ambiental significativo, com uma redução estimada de 514 toneladas de CO₂, o que equivale ao plantio de milhares de árvores.
Um aspecto relevante é o Projeto Nossa Energia, que atende exclusivamente a população de baixa renda. Em 2025, aproximadamente 3.550 pessoas foram impactadas por essa iniciativa, que inclui a troca de equipamentos como geladeiras, lâmpadas e ventiladores, além de ações de conscientização sobre consumo responsável de energia, por meio de palestras.
RESULTADOS
Nos seis anos de atuação da Energisa em Rondônia, a empresa já destinou cerca de R$ 68 milhões a 89 projetos de eficiência energética, abrangendo hospitais, instituições educacionais, organizações sociais e entidades governamentais. Essas iniciativas contribuíram para uma redução de 25 mil Megawatts por ano, equivalente ao consumo de mais de 10 mil residências.
Leave a Comment