FACER participa de reunião com representantes do setor madeireiro que buscam apoio em Rondônia

Na segunda-feira (02), a FACER – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, esteve presente em uma reunião na Prefeitura Municipal de Ministro Andreazza. O encontro reuniu representantes do setor madeireiro do estado, com a participação de autoridades políticas de Andrêazza, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste. Os deputados estaduais Cássio Góis e Cirone Dieró marcaram presença, e a deputada federal Silvia Cristina participou por videoconferência.

O presidente do Conselho Consultivo da FACER, Marco Cesar Kobayashi, representou a Federação durante o encontro. Ele explicou que o objetivo da reunião foi ouvir as demandas dos empresários do setor, que buscam apoio para enfrentar desafios ao promover projetos de manejo sustentável.

“O setor solicita especialmente a prorrogação da Instrução Normativa nº 19 do IBAMA por um período de dois anos. Esse tempo é essencial para que as empresas se ajustem às exigências. Muitas vezes, as cobranças feitas não permitem que as empresas se preparem adequadamente. Portanto, o que os empresários pedem é apoio para solicitar, junto ao IBAMA e à SEDAM, um prazo maior para se organizarem e atenderem à IN”, afirmou Kobayashi. A IN nº 19 modifica a Instrução Normativa nº 21, que estabelece o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais.

Durante a reunião, a qual teve a presença virtual de representantes da SEDAM e do IBAMA, além de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do sindicato vinculado à Fecomércio, foi destacado que o setor madeireiro enfrenta dificuldades em Rondônia, devido à sua reputação de “desmatadores ilegais”.

“O que realmente buscamos é a exploração legal de áreas dentro dos projetos de manejo sustentável. Isso é fundamental, pois o setor é vital para a economia, contribuindo significativamente para a geração de renda e emprego, envolvendo centenas de famílias. Quero parabenizar os prefeitos Adailton Fúria e Mila, bem como o vice-prefeito de Cacoal, Tony Pablo, pela defesa do setor”, ressaltou Kobayashi.

Uma nova reunião está programada para ocorrer nos próximos dias em Cacoal, no auditório da Subseção da OAB.

<!angelus>

Publicidade

FACER participa de reunião com representantes do setor madeireiro que buscam apoio em Rondônia

Publicidade

NEWSTVNEWSTV

Publicidade

Publicidade