Força-tarefa intensifica fiscalização e orientações sanitárias na 12ª Rondônia Rural Show

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) uniu esforços de fiscalização e educação sanitária na 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. O evento, que visa fortalecer o setor agropecuário e impulsionar a economia local, contou com uma equipe mobilizada de diversas regiões do estado para desenvolver atividades antes e durante a feira no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

As atividades começaram cinco dias antes da abertura oficial, com a recepção e inspeção dos animais que iriam participar de leilões e exposições. Foram recebidos 117 bovinos (75 machos e 42 fêmeas), 42 ovinos, 11 caprinos, 3 equinos, 1 bubalino, 4 colmeias de abelhas e mais de 3 mil peixes ornamentais.

Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron, destacou que todos os animais seguiram os protocolos sanitários necessários. “A Guia de Trânsito Animal (GTA) e exames específicos foram exigidos. Para os bovinos, foram solicitados testes de brucelose e tuberculose; ovinos e caprinos precisaram apresentar atestados negativos para epididimite; e equinos passaram por exames de Anemia Infecciosa Equina.” Para os peixes, a única exigência foi a GTA.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Durante a semana, a Idaron ofereceu 12 oficinas técnicas.

Ao longo da semana, a Idaron organizou 12 oficinas técnicas focadas na defesa sanitária e na qualidade da produção agropecuária. As capacitações, realizadas em dois turnos diários, abordaram temas como prevenção da monilíase do cacaueiro, qualidade do café, sanidade animal, cadastro agropecuário e pulverização aeroagrícola.

Oficinas sobre transformação digital no campo, combate à irregularidade na produção animal e medidas preventivas contra a influenza aviária também foram realizadas. As atividades foram conduzidas por auditores e técnicos da própria Agência.

Para facilitar a participação, a Idaron disponibilizou inscrições online e promoveu ampla divulgação nas redes sociais.

FÓRUM SOBRE FEBRE AFTOSA

No segundo dia da feira, a Idaron organizou o 7º Fórum Rondoniense para a Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. O evento reuniu representantes do setor produtivo, especialistas e autoridades públicas para discutir estratégias de vigilância e reforçar o status sanitário do estado.

Força-tarefa intensifica fiscalização e orientações sanitárias na 12ª Rondônia Rural Show
Idaron promoveu o 7º Fórum Rondoniense para a Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

“O Fórum reflete o compromisso de Rondônia com o Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa). É um espaço para estreitar laços com o setor produtivo e reafirmar nosso papel na manutenção da sanidade agropecuária”, afirmou o presidente da Idaron.

O evento contou com a presença do médico veterinário Gabriel Torres, do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), que apresentou um panorama histórico da doença na América e os avanços do Brasil na área.

ATIVIDADES LÚDICAS E INTERATIVAS

Além das oficinas e do Fórum, a Idaron atendeu produtores com a declaração de rebanhos e promoveu dinâmicas educativas em seu estande, como jogos, minipalestras e distribuição de materiais técnicos. A atração “Fazendinha da Idaron” foi um sucesso entre o público infantil e familiar, ensinando noções básicas de educação sanitária de uma forma lúdica.