Com o objetivo de melhorar o atendimento ao público e agilizar os serviços, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) apresentou as inovações implementadas pelo órgão durante a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, na quinta-feira (29), no Centro Tecnológico Vandeci Racki, em Ji-Paraná.
As transformações tecnológicas, que começaram em junho de 2024, visam modernizar os serviços, aumentando a eficiência e a segurança no atendimento ao público, além de reforçar o compromisso com a transparência e a cidadania.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que as inovações e tecnologias são fundamentais para agilizar os serviços, proporcionando maior praticidade para a vida cotidiana dos cidadãos.
Sandro Rocha, diretor-geral do Detran-RO, enfatizou o trabalho da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da Autarquia, que não só tornou os serviços mais ágeis, seguros e digitais nos postos de atendimento, mas também aumentou a segurança no trânsito com a instalação de câmeras de vigilância e de identificação de placas veiculares.
AVANÇOS
Sob a liderança da CTI, o Detran implementou melhorias significativas em serviços relacionados a veículos, habilitação e fiscalização de trânsito. O coordenador Franco Luiz Bianchini Maciel explicou os avanços e os investimentos feitos para facilitar a vida dos cidadãos rondonienses.
Carlos Malty Junior, assessor de Pesquisas e Inovações, apresentou as principais inovações:
- Consulta do Transporte Escolar, que oferece segurança e tranquilidade às famílias, permitindo verificar a vistoria dos veículos online;
- Sistema de Defesa de Recurso de Multa Online, que agiliza processos e reduz a burocracia;
- Vistoria Eletrônica, simplificando o registro de veículos;
- Blitzes Inteligentes com câmeras OCR, que já ajudaram na recuperação de mais de 20 veículos em 2024, aumentando a segurança da população;
- Implantação de uma plataforma para leilões eletrônicos, facilitando o acesso da população à aquisição de veículos;
- Sistema de CNPJ para indicação de condutor, que gerou economia significativa para empresas ao eliminar a necessidade de intermediação por despachantes.
Além disso, a Central de Serviços, com atendimento virtual, registrou mais de 90 mil atendimentos mensais, sublinhando o compromisso do Detran-RO com a eficiência e modernização.
Com um foco contínuo na evolução, o Detran-RO está se preparando para lançar mais novidades, incluindo o sistema de CNH Social, automação com inteligência artificial, atendimento via WhatsApp e um novo sistema para vendas digitais e emplacamento.
Leave a Comment