Em primeira mão para o AcreAgora, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou um panorama abrangente sobre a situação e os significativos investimentos direcionados à BR-364 nos estados de Rondônia e Acre. Esta rodovia federal é vital para o escoamento da produção e a conexão entre diversas regiões do Brasil, passando por um conjunto de obras e melhorias visando o aprimoramento da infraestrutura, segurança e fluidez do tráfego.
O DNIT destacou a divisão da jurisdição da BR-364 em diferentes estados. Em São Paulo, a rodovia é administrada em nível estadual desde okm 0, em Limeira. Trechos nos estados de Mato Grosso (km 202,7 ao km 596,1) e Goiás (km 8 ao km 192,7) estão sob concessão da iniciativa privada. No Acre, a rodovia se estende até o km 752,5, em Rodrigues Alves, onde se conecta com a BR-307/364. O trecho que vai do km 752,5 até a fronteira com o Peru (Boqueirão da Esperança, km 887,57) está em fase de planejamento.
Investimentos Significativos em Rondônia e Acre
O DNIT informou que os contratos de construção atualmente em vigor sob sua responsabilidade nos estados de Rondônia e Acre totalizam cerca de R$ 250 milhões. A maior parte, aproximadamente R$ 212,4 milhões, será destinada a obras no trecho rondoniense até a divisa com o Acre, enquanto o investimento projetado para o Acre é de cerca de R$ 37,7 milhões.
Destaques dos Principais Projetos:
Rondônia:
– Adequação da travessia urbana de Ji-Paraná: Com um investimento de R$ 55 milhões, essa obra busca otimizar o fluxo de veículos e facilitar o transporte da produção agrícola.
– Construção de 15 quilômetros de terceira faixa entre Vilhena e Pimenta Bueno: São R$ 67 milhões investidos para aumentar a capacidade e segurança nesse trecho crítico.
Acre:
– Viaduto da Corrente em Rio Branco: O início das obras está programado para o final de 2025.
– Adequação do prolongamento da ponte sobre o Rio Tarauacá: Espera-se que esta importante obra seja concluída no primeiro semestre de 2025.
– Construção da ponte sobre o Rio Juruá, com acesso a Rodrigues Alves: A licitação está prevista para o segundo semestre de 2025.
Reforço em Segurança e Sinalização com o BR-LEGAL 2
Por meio do Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária – BR-LEGAL 2, a BR-364 também receberá melhorias significativas em sinalização e dispositivos de segurança. No Acre, serão contratados dois lotes, com investimentos de aproximadamente R$ 2,38 milhões e R$ 2,42 milhões ainda este ano. Em Rondônia, os investimentos em segurança e sinalização na BR-364 totalizam cerca de R$ 38,9 milhões para 2025.
Instalação de Postos de Pesagem e Controle de Velocidade
O Plano Nacional de Pesagem prevê a implantação de Postos de Pesagem Mistos (PPM) na BR-364, incluindo dois no Acre, um em Rondônia e um em Minas Gerais, com um investimento total de aproximadamente R$ 20,6 milhões. Cada PPM contará com um sistema de pesagem de alta velocidade e áreas de apoio para fiscalização com balanças portáteis. Até que as estruturas definitivas sejam estabelecidas, Unidades Móveis de Operação (UMOs) farão a fiscalização de peso.
No âmbito do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV), a BR-364 recebeu cerca de R$ 1,5 milhão em investimentos entre 2023 e 2024, com o objetivo de reduzir o número de acidentes. A rodovia, infelizmente conhecida como a “BR da Morte” devido ao seu histórico de acidentes, tem recebido atenção especial para melhorar a segurança dos usuários.
Status das Obras em Andamento:
O DNIT detalhou o progresso de diversas obras na BR-364 em Rondônia e Acre:
Rondônia:
– Adequação Cacoal em Porto Velho: Projetos estão em fase de elaboração.
– Adequação da travessia urbana em Ariquemes (10 km): Projeto executivo em análise, com licitação prevista para julho de 2025.
– Adequação do trecho rodoviário em Vilhena – Porto Velho: Implantação de terceira faixa e correção de traçado/Ponte sobre o Rio Preto do Crespo – Estanho (1,8 km) e reabilitação da ponte sobre o Rio Jaru (nova estrutura finalizada, conclusão da restauração da ponte antiga prevista para o segundo semestre de 2025).
– Construção de ponte na travessia urbana de Jaru: Previsão de conclusão no segundo semestre de 2025.
– Adequação da travessia urbana em Ji-Paraná: Obra em andamento, OAE entregue no final do ano passado.
– Adequação de trecho rodoviário na divisa MT/RO e RO/AC: Em andamento.
– Implantação de ponte rodoviária: A ser licitada.
– Implantação de viaduto na interseção BR-364/RO – BR-435/RO: Em andamento.
– Implantação de terceiras faixas e interseções (fim da pista dupla na entrada da RO-010 – 15,35 km): Em andamento.
Acre:
– Construção da ponte sobre o Rio Juruá com acesso a Rodrigues Alves: A ser licitada em 2025.
– Adequação do prolongamento da ponte sobre o Rio Tarauacá: Previsão de término no primeiro semestre de 2025.
– Construção do viaduto da Corrente em Rio Branco: Início das obras previsto para outubro de 2025.
O DNIT ressalta que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é responsável pela gestão dos pedágios em trechos da BR-364 sob concessão federal. Em Rondônia, a cobrança de pedágios está prevista para iniciar em 2026, após a concessão do trecho ao Consórcio 4UM/Opportunity.
Com esses investimentos e o progresso das obras, espera-se que a infraestrutura da BR-364 em Rondônia e Acre melhore significativamente, impactando positivamente o transporte, a economia e a segurança dos usuários desta importante via. A BR-364, que atravessa seis estados e conecta centros urbanos essenciais, desempenha um papel crucial na integração do país e no escoamento da produção, especialmente a agrícola do Centro-Oeste.
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