Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios | Tudo Rondônia

Recursos estaduais potencializam serviços de saúde em todas as cidades de Rondônia

No período de 2019 a 2024, o governo de Rondônia elevou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.126,00, enquanto que em 2024, esse montante subiu para R$ 142.726.059,65, resultando em um aumento de 1.837,34% nos recursos destinados diretamente às ações de saúde municipal. Esses repasses fazem parte da política estadual para fortalecer a atenção primária e descentralizar os serviços de saúde.

Os repasses, efetuados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), têm sido utilizados para a manutenção de unidades básicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), aquisição de insumos, assistência farmacêutica, realização de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além de permitir programas especializados como atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com foco em UTIs Tipo II, hemodiálise, cirurgias ortopédicas, urológicas, ginecológicas e gerais, assim como o suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ações voltadas à saúde da mulher e da criança.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que os investimentos possibilitam cirurgias eletivas e especializadas em diversas regiões do estado, com recursos direcionados a hospitais que atuam como polos regionais, facilitando o acesso da população, especialmente em áreas mais remotas. “Estamos investindo diretamente nos municípios para garantir que todos tenham acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde, independentemente da região onde vivem.”

FORTALECIMENTO DAS REDES LOCAIS

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios | Tudo Rondônia

Recursos fortalecem a atenção primária e ampliam serviços como UTIs, cirurgias e apoio ao Samu.

Todos os 52 municípios rondonienses foram beneficiados ao longo desses cinco anos. Em 2024, as maiores concentrações de recursos estão nas cidades com maior população, mas municípios menos populosos também registraram aumento nos repasses estaduais, melhorando o acesso e fortalecendo as redes locais de atendimento.

Os repasses estaduais também possibilitaram a contratação de serviços em hospitais filantrópicos e conveniados, acelerando o atendimento e reduzindo as filas de espera.

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou que o aumento dos recursos para os municípios é fruto da estratégia da gestão do Executivo por uma saúde mais eficiente, da busca ativa por parcerias e da otimização dos contratos com prestadores. “Esse aumento reflete o compromisso do governo com a população. Investir nos municípios significa garantir que o atendimento chegue com mais agilidade e qualidade ao cidadão.”