Na manhã desta segunda-feira (5), a equipe técnica da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) iniciou uma nova fase de vistorias e elaboração de relatórios para avaliar a viabilidade da reativação da icônica Locomotiva 18, parte do complexo histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho.
ABPF deu início a mais uma fase dos procedimentos de vistoria da Locomotiva 18
O prefeito Léo Moraes considera a reativação da EFMM um sonho para todos os porto-velhenses. Essa expectativa se confirmou nas declarações de Marlon Ilg, diretor-presidente da ABPF, engenheiro mecânico especializado em termodinâmica.
A ABPF, impulsionada pela Prefeitura de Porto Velho, está ativamente envolvida no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, buscando resgatar esse patrimônio vital para a história e evolução da capital rondoniense.
Segundo Marlon, a condição estrutural da Locomotiva 18 é razoável, o que possibilita sua recuperação em um futuro próximo, assim como ocorreu com outras ferrovias sob a supervisão da ABPF.
“Há um mês realizamos uma avaliação da caldeira; hoje estamos inspecionando os componentes que garantem a segurança operacional, como rodas e molas. Em breve, apresentaremos um relatório final à Prefeitura com as recomendações necessárias. O retorno da locomotiva é, sim, viável!” enfatizou Marlon Ilg.
A MADEIRA-MAMORÉ
A situação estrutural constatada na Locomotiva 18 é razoável
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um importante patrimônio histórico que remonta à construção do estado de Rondônia, enfrentou décadas de abandono. Contudo, desde o início de 2025, tornou-se uma prioridade nas ações da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
O secretário Paulo Moraes destacou que o primeiro grande avanço foi a reativação da famosa Litorina, que agora está disponível para a população de Porto Velho. O próximo objetivo é ouvir novamente o apito da locomotiva em funcionamento.
“Nossa Litorina está funcionando 100% no complexo e agora sonhamos em ouvir o apito do trem novamente. Tenho certeza de que o prefeito Léo Moraes se manterá firme nesse objetivo, sempre sob a bênção de Deus,” disse o secretário Paulo Moraes Júnior.
O relatório e plano de ação serão apresentados em uma reunião entre a Prefeitura de Porto Velho e a ABPF.
Leave a Comment