Porto Velho sedia nesta quarta (30) o Fórum Integrado de Gestão de Trânsito em Rondônia

Na próxima quarta-feira (30), o governo de Rondônia realizará, no Teatro Palácio das Artes em Porto Velho, o I Fórum Integrado para Gestão de Trânsito. Este evento inovador busca fortalecer a colaboração entre os principais pilares da segurança viária: educação, engenharia de tráfego e fiscalização. Organizado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran) e executado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), o fórum deve contar com a presença de cerca de 500 pessoas, incluindo prefeitos de 52 municípios, agentes de fiscalização, representantes de instituições públicas e privadas, universidades e outros órgãos relacionados à segurança viária e mobilidade urbana.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza a importância de implementar políticas de gestão integrada que reúnam gestores de diferentes setores. “O I Fórum Integrado para Gestão de Trânsito representa uma oportunidade para formalizar acordos, estabelecer parcerias e alinhar metas para o objetivo comum de preservar vidas”, disse.

LANÇAMENTO DO MAIO AMARELO

Sandro Rocha, diretor-geral do Detran-RO, explica que, além de discutir políticas públicas para a segurança no trânsito, o governo oficializará o lançamento do Movimento Maio Amarelo, reafirmando seu compromisso com a preservação da vida nas vias. “Este evento surge da necessidade premente de reduzir o número de acidentes, feridos e mortos nas estradas”, destacou.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3.500 pessoas perdem a vida diariamente em acidentes de trânsito globalmente, configurando uma grave questão de saúde pública.

O Fórum incluirá palestras e mesas redondas que abordarão temas como:

  • “Responsabilidade compartilhada no trânsito”;
  • “Cultura de paz nas vias públicas”;
  • “Limites de velocidade e fatores de risco, como o consumo de álcool e o uso inadequado de equipamentos de segurança”;

Um dos palestrantes convidados é Sirlei Kuiava, coordenadora de Formação e Educação para o Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Fábio Duarte, diretor da EPTran, ressaltou que “a responsabilidade no trânsito é coletiva: abrange quem projeta, fiscaliza, educa e também os usuários das vias. Este Fórum é um passo fundamental para aumentar a conscientização e salvar vidas.”

O Detran-RO reafirma seu compromisso em implementar políticas públicas efetivas e ações integradas que ajudem a atingir a meta global da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir pela metade as mortes e lesões no trânsito até 2030.

SERVIÇO

Evento: I Fórum Integrado para Gestão de Trânsito

Data: 30 de abril de 2025

Horário: Das 14h às 21h

Local: Palácio das Artes – Porto Velho

Público-alvo: Gestores públicos, agentes de trânsito, instituições educacionais, órgãos de segurança e membros da sociedade civil.