Na tarde desta segunda-feira (28), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene para a entrega de Medalhas do Mérito Legislativo e Votos de Louvor. O evento, proposto pelo deputado estadual Cássio Gois, homenageou os jovens da Ordem De Molay e as Potências Maçônicas de Rondônia, reconhecendo suas contribuições na formação de cidadãos comprometidos com a ética e a cidadania em nosso Estado.
A mesa da sessão incluiu o deputado Cássio Gois; o sereníssimo grão-mestre Paulo Benevuti Tupan (Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia – Glomaron); o eminente grão-mestre Claudenilson Alves (Grande Oriente do Brasil – Gobi Rondônia); o grande mestre estadual Erick de Abreu Ortiz (Ordem Demolay); o mestre-conselheiro estadual Nick Pullig (Ordem Demolay); e Thiago Jerônimo de Farias (Supremo Conselho Demolay do Brasil).
A cerimônia começou com a Entrada das Bandeiras, seguida pela apresentação do coral da Assembleia, que cantou o Hino de Rondônia, enquanto os membros da maçonaria entoaram o hino Demoley.
No seu discurso, o deputado Cássio Gois acolheu todos os presentes e compartilhou sua experiência como ex-Demolay, destacando a importância desse caminho na sua formação pessoal.
“Agradeço a presença de todos. Creio que para muitos é a primeira vez aqui nesta casa. Quando eu tinha 15 ou 16 anos, tive a oportunidade de visitar o Senado e a Câmara Federal, um momento marcante que imagino ser similar para muitos de vocês hoje, ao conhecer a Assembleia Legislativa”, afirmou.
Frank Land
O jovem Demolay Gabriel Scarpa foi convidado pelo deputado para compartilhar a história da Ordem Demolay, explicando que a instituição começou nos Estados Unidos no século XIX, quando o maçom Frank Sherman Land decidiu ajudar um grupo de jovens órfãos, ensinando valores como fidelidade, lealdade, pureza e patriotismo.
O movimento rapidamente atraiu a atenção de famílias americanas e em menos de seis meses alcançou mil membros. Atualmente, a Ordem se espalhou por diversos países, chegando a Rondônia em 1987, graças ao trabalho do maçom Antônio Orlandino Gurgel do Amaral.
Thiago Jerônimo de Farias, representante do Supremo Conselho Demolay do Brasil, também fez uso da palavra, enfatizando que a Ordem é mais que uma organização juvenil; é uma escola de líderes.
“Representamos uma esperança para o futuro de nossa nação. Estou aqui para dar voz a uma juventude que escolheu a virtude como caminho, a fraternidade como guia e o serviço como missão. Moldamos jovens para que sejam exemplos em suas famílias e comunidades”, declarou.
Nick Pullig, mestre-conselheiro estadual da Ordem, também agradeceu pela homenagem e ressaltou a importância de formar homens de bem para a sociedade.
Durante a solenidade, o deputado Cássio Gois entregou os votos de Louvor e recebeu uma Moção de Aplausos e a Medalha de Apreço do Supremo Conselho Demolay do Brasil, concedidas por Erick Ortiz.
Ao final do evento, o parlamentar convidou todos os presentes para um coquetel no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Leave a Comment