Um levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (17 de abril de 2025), revela que a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atinge 65,4% em Rondônia. Em contraste, 30,7% dos entrevistados aprovaram a gestão do petista, enquanto 3,9% não responderam. O estudo, que pode ser acessado na íntegra em um documento em PDF (574 kB), foi feito entre os dias 9 e 13 de abril, abrangendo 1.640 pessoas em 35 municípios do estado, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
A avaliação negativa do governo também é significativa: 57,7% dos participantes classificaram a administração como “ruim” ou “péssima”. Por outro lado, 21,6% consideraram o governo como “ótimo” ou “bom”, enquanto os demais o avaliaram como “regular” ou optaram por não opinar.
Em relação às intenções de voto para as eleições de 2026, a pesquisa aponta um panorama positivo para Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. No cenário estimulado, o ex-presidente contabiliza 55,5% das intenções de voto, enquanto o presidente Lula aparece com 21,8%, refletindo sua baixa popularidade no estado. Os candidatos Ronaldo Caiado (União Brasil) têm 5,4%, Ciro Gomes (PDT) 4,9%, Eduardo Leite (PSDB) 1,4% e Helder Barbalho (MDB) apenas 0,2%. Outros 5,9% dos eleitores indicaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 4,8% não souberam ou preferiram não responder.
Caso haja um segundo turno, Bolsonaro também venceria Lula com 61,7% das intenções de voto contra 25,9% do petista. Outros 7,1% disseram que votariam em branco, nulo ou não em nenhum candidato. Em outros possíveis cenários, Lula também aparece em desvantagem; em um primeiro turno contra Michelle Bolsonaro, ele ficaria com 22,3% das intenções de voto, enquanto a adversária alcançaria 45,2%. Em um confronto com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Lula teria 23,2% em comparação aos 32% do seu oponente.
Leave a Comment