Professor Nazareno, o mais polêmico do Norte, escreve: Fale bem de Rondônia, mano! | Geral

Por Professor Nazareno
Publicado em 17/04/2025 às 08h20

Como não exaltar um paraíso como Rondônia? Este Estado é, sem dúvida, o que apresenta o maior índice de desenvolvimento e progresso do Brasil. Aqui, seus residentes desfrutam de plena felicidade e vivem com sorrisos constantes. Aqueles que não nasceram aqui rapidamente adotam Rondônia como seu lar. Ser “rondoniense de coração” é a nova realidade de muitos imigrantes. O Estado é rico em diversidade natural, cultural e possui uma história de pioneirismo e desenvolvimento notável. Seu potencial econômico pode, em breve, superar os de São Paulo, Minas Gerais e os estados do sul. A classe política local, predominantemente bolsonarista e conservadora, é o que faltava aos intrépidos pioneiros para impulsionar ainda mais os numerosos focos de abundância e riqueza que já existem nas 52 cidades desta próspera unidade da federação.

Em Porto Velho, a capital encantadora, limpa, arborizada, moderna e acolhedora, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) se compara ao das grandes capitais da Europa. O atual prefeito, recém-eleito, é quase um garoto-propaganda do TikTok, divulgando tudo que faz na internet. A criatividade de Léo Moraes é uma verdadeira usina de ideias urbanas, e boas ideias, claro! Em vez de implantar uma rede sólida de esgoto, saneamento básico e água potável – necessidades que a cidade nunca teve – ele prefere investir na limpeza das ruas e avenidas, como se isso fosse a solução mágica que fará tudo prosperar. No passado, existia um “açougue” que era visto apenas como um hospital de emergência, mas as eficazes e dedicadas autoridades estaduais criaram um novo espaço para substituí-lo, que já foi inaugurado com toda pompa e circunstância.

Enquanto o novo hospital com nome em inglês não entra em funcionamento, fala-se em “terceirizar” o que restou do antigo hospital da zona sul da capital. Comentários na cidade dão conta de que alguns possíveis candidatos ao governo já estão prometendo, caso eleitos, construir um novo Hospital de Emergência e Urgência (HEURO) para a população mais necessitada. É claro que muitos eleitores caem nas promessas feitas por essas “divinas autoridades”. Rondônia não é incrível? Aqui temos um excelente aeroporto internacional e as passagens aéreas mais acessíveis do país. Contudo, são Rio Branco, no Acre, e Cuiabá, no Mato Grosso, que possuem os portões de embarque mais promissores de Rondônia. Mas o prefeito do TikTok está aqui para resolver tudo, inclusive o problema do porto na margem do rio Madeira, uma bênção de uma das hidrelétricas. Como somos afortunados!

Até na educação, Rondônia ensina lições valiosas ao Brasil e talvez ao mundo. Recentemente, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), única universidade pública do Estado, enfrentou acusações de assédio moral e foi condenada a indenizar um aluno por danos causados por um professor. Também houve um caso de falsificação de diploma por parte da vice-reitora. Além disso, um ex-reitor foi condenado por desvio de verbas públicas. Apesar de tudo isso ser parte do passado, hoje alguns professores da instituição denunciam, pasmem, um clima autoritário dentro da própria universidade, “como no AI-5”, com o que chamam de “mordaça universitária”. Rondônia definitivamente não é para amadores. Portanto, vamos todos defender Rondônia e suas autoridades. Por que os brasileiros de outros estados ainda não escolheram viver aqui? Não percebem o que estão perdendo. Venham todos experimentar o bolo moca e as balinhas de cupuaçu!

*Foi Professor em Porto Velho.