NOVO SISTEMA: Perícia conectada do INSS reduz impacto em Rondônia

Em menos de um ano, conseguimos agendar 6.198 perícias, das quais 5.362 foram realizadas, resultando em uma taxa de aproveitamento de 86,52%. Durante este período, o Estado enfrentou desafios relacionados ao comparecimento dos segurados às perícias, com 764 faltas registradas nas três cidades onde as perícias conectadas ocorrem, o que representa uma taxa de ausência de aproximadamente 13,48%. No dia 18 de abril de 2025, o sistema de perícia conectada do INSS comemorará seu aniversário de implantação em Rondônia.

Apesar das ausências, as perícias conectadas solidificaram o Estado como uma referência nacional na implementação de soluções inovadoras para o atendimento previdenciário. O INSS foi capaz de realizar 58 perícias por encaixe e 140 reagendamentos, demonstrando a flexibilidade e o comprometimento da equipe em garantir o acesso aos direitos dos segurados. Essa iniciativa integra a estratégia de gestão do Instituto Nacional do Seguro Social, que visa oferecer os serviços previdenciários de forma eficaz e com sensibilidade social a quem mais precisa.

Rondônia é um exemplo do impacto positivo da transformação digital nos serviços públicos, assegurando eficiência e acessibilidade para milhares de cidadãos. É importante ressaltar que, na perícia conectada, o segurado deve comparecer a uma agência do INSS na data e hora agendadas, podendo apenas o perito médico realizar o trabalho remotamente. Essa inovação proporciona maior agilidade no atendimento aos segurados.

Nas palavras do Gerente Executivo, Saulo Macedo: “Estamos diante de uma política pública inovadora em Rondônia. Fomos pioneiros na região Norte Centro-Oeste ao implementar essa ação e buscamos expandir o sistema para outros municípios do nosso Estado. Temos um compromisso com a sociedade de tornar nossos resultados transparentes e mostrar o que estamos fazendo pela população. Essa é uma política pública importante que nossa gestão continuará a promover”.