Mais de 30 serviços essenciais do programa Rondônia Cidadã serão oferecidos pelo governo estadual neste sábado (12) e domingo (13) no distrito de Iata.
Na próxima edição do Rondônia Cidadã, que atende pequenas comunidades, os serviços essenciais serão disponibilizados no distrito de Iata, pertencente a Guajará-Mirim, localizado a 329 quilômetros de Porto Velho. O evento ocorrerá no próximo fim de semana, com mais de 30 serviços oferecidos pelo governo do estado, através da Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e outras instituições parceiras. Os atendimentos acontecerão no sábado (12), das 8h às 16h, e no domingo (13), das 8h às 12h, na Escola Estadual Presidente Eurico Gaspar Dutra, situada na Avenida Roraima, nº 325.
Dentre os serviços disponíveis durante os dois dias estão: emissão de documentos pessoais, Passe Livre estadual e federal para idosos e pessoas com deficiência (PcD), atendimentos com clínico geral, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, registro de reclamações no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), consulta ao Serasa, cadastramento no programa Geração Emprego, orientações sobre iniciativas como Mulher Protegida, Mamãe Cheguei e Criança Feliz, além de informações sobre benefícios do INSS e acesso a atividades de lazer, entre outros, que normalmente ocorrem em dias úteis e em diferentes locais.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que o programa Rondônia Cidadã é uma maneira de aproximar o governo da população, especialmente em localidades distantes. “O objetivo desse programa é viabilizar o acesso da população a diversos serviços governamentais e do terceiro setor de forma rápida e acessível, concentrando tudo em um só lugar, durante o fim de semana”, declarou.
ATENDIMENTO A PEQUENAS COMUNIDADES
A secretária da Seas, Luana Rocha, destacou que o programa já foi levado a todas as sedes dos 52 municípios de Rondônia, com alguns tendo recebido mais de uma edição. Agora, a prioridade é atender às pequenas comunidades, que frequentemente enfrentam dificuldades para acessar serviços públicos. “Nosso objetivo é minimizar os impactos sociais, permitindo que os cidadãos tenham suas necessidades atendidas sem a necessidade de se deslocar para a cidade em dias úteis, mantendo assim suas rotinas diárias”, ressaltou.
Desde seu lançamento em 2019 como projeto Seas Cidadã e sua transformação em um programa estadual para todos os municípios, o Rondônia Cidadã já realizou mais de 125 mil atendimentos em 101 edições. No último evento itinerante, realizado em 6 de agosto no Residencial Morar Melhor, em Porto Velho, foram contabilizados 2.895 atendimentos em várias áreas.
A lista dos serviços essenciais que serão disponibilizados no distrito de Iata.
Leave a Comment