A ação foi realizada a pedido da Coordenação-Geral do Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde, que monitora os bancos de sangue em todo o Brasil. Esta é a quarta vez somente em 2025 que Goiás foi solicitado a ajudar outros estados com estoques críticos.
Desde 2022, após integrar a rede nacional de apoio coordenada pelo ministério, o Hemocentro de Goiás já enviou mais de 5 mil bolsas de sangue para outras unidades da federação. Neste ano, já ultrapassou 750 bolsas destinadas a diversas regiões do país.
De acordo com Ana Cristina Novais, diretora técnica da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), o destaque de Goiás se deve aos investimentos realizados nos últimos anos. “As reformas, a modernização das unidades, a capacitação das equipes e a atenção técnica permitiram que Goiás atendesse sua própria demanda e ainda auxiliasse outros estados”, afirmou.
O sistema nacional opera com o envio regular de relatórios dos hemocentros à CGSH, que monitora os níveis de estoque e decide sobre o remanejamento entre estados. “Quando somos acionados, ressalta a importância do trabalho contínuo de captação e, especialmente, da solidariedade dos doadores”, enfatizou Ana Cristina.
Nos últimos anos, além de Pernambuco e Rondônia, estados como Roraima, Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul também receberam apoio do Hemocentro de Goiás. Em 2023, foram enviadas 1.677 bolsas; em 2024, mais de 2.400. Com a remessa desta semana, o total alcança 5.126 bolsas de sangue doados de Goiás distribuídas pelo país.

Leave a Comment