Com o tema “Arte e o Clima”, a 2ª Mostra Cujuba de Artes Integradas anunciou os resultados da seleção, que contou com mais de 40 inscrições de artistas e estudantes de várias regiões de Rondônia. A mostra convida os selecionados a transformar resíduos em arte, promovendo reflexões sobre mudanças climáticas, sustentabilidade e a preservação da Amazônia.
Sete artistas foram selecionados:
* Mila Mura e Coletivo Mura – Resex Rio Preto
* João Aquino Ibanez – Porto Velho
* Eliézer Wanderley da Silva (Professor Eliézer) – Porto Velho
* Gleidson Mendes de Lima – Porto Velho
* Raquel Ester Campés Pereira – Porto Velho
* Ronaldo Farias Lemos – Porto Velho
* Khauane Farias – Porto Velho
Além disso, foram escolhidos para o Estágio em Arte, atuando como mediadores culturais:
* Cleber Cardoso Barbosa dos Santos
* Raoní Izoli Amaral
* Isabelle Marinho
EXPOSIÇÃO EM OUTUBRO
Os artistas darão início à segunda fase com 30 dias de residência artística híbrida no Espaço Cujuba, que incluirá oficinas com a curadoria, suporte criativo e convivência no espaço expositivo. Cada artista receberá uma bolsa de R$ 3.000,00, paga em duas parcelas.
As obras produzidas serão exibidas em uma mostra presencial de 30 dias, marcada para outubro de 2025, na Galeria Cujuba, com uma extensão virtual disponível em www.artecujuba.com. O evento contará com um sarau de abertura, visitas guiadas, bate-papos com os artistas e um vídeo-documentário que registrará todo o processo criativo.
Os estagiários começarão suas atividades somente após a entrega das obras pelos artistas. Antes da abertura da exposição, participarão de uma oficina de formação com a curadoria e os artistas, onde receberão orientações sobre mediação cultural e suporte técnico. Durante os 30 dias da mostra, eles se envolverão na supervisão das obras e na interação com o público, recebendo uma bolsa de R$ 1.200,00.
FOMENTO À CULTURA REGIONAL
Sob a curadoria de Marcela Bonfim, com a mediação do mestre Dom Lauro e a produção de Hely Chateaubriand Rosa Sodré, a Mostra é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, promovendo a produção artística na Amazônia e ampliando o acesso a espaços de formação e criação.
Leave a Comment